Religião, contexto, sagrado e pertencimento

povo indígena Xukuru-Kariri

Auteurs-es

  • Marcondes Silva da Rocha Universidade de Pernambuco (UPE)
  • José Bezerra Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15876

Mots-clés :

Identidade, Índios, Religião

Résumé

Este trabalho tem como principal objetivo investigar a religião como manutenção e ressignificação da identidade do povo da Mata da Cafurna de etnia Xukuru-Kariri, localizado no município de Palmeira dos Índios, Alagoas. Essa proposta será concretizada por meio de pesquisa etnográfica, focalizando os ritos e significados da referida religião. Assim, será possível mostrar que a identidade de um povo não é marcada por um único aspecto que o torna diferente de outros grupos, mas sim por um conjunto de práticas, costumes e ritos vivenciados entre os membros do grupo.

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Bibliographies de l'auteur-e

Marcondes Silva da Rocha, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas pela Universidade de Pernambuco-UPE. Pós-Graduado em nível de especialização em Metodologia do Ensino de Geografia e História pela Faculdade Única de Ipatinga. Graduado em Licenciatura plena em História pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Atua como professor indígena de história da terceira Gerência Regional da Secretaria de Educação de Alagoas (SEDUC/AL).

José Bezerra, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor e mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente, é professor colaborador do curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), em Palmeira dos Índios.

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Publié-e

2024-01-30

Comment citer

ROCHA, Marcondes Silva da; BEZERRA, José. Religião, contexto, sagrado e pertencimento: povo indígena Xukuru-Kariri. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15876, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15876. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15876. Acesso em: 23 nov. 2024.

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