A REFLEXÃO SOBRE O DESIGN E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM PROCESSO POTENCIALIZADOR NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO

Auteurs-es

  • Fabiane Fischer Figueiredo PPGECIM-ULBRA
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald PPGECIM-ULBRA

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p174

Mots-clés :

Design de problemas abertos e contextualizados. Resolução de problemas matemáticos. Tecnologias Digitais. Processo de reflexão. Formação inicial de professores.

Résumé

Neste artigo, relatam-se os principais resultados obtidos com uma investigação, de cunho qualitativo, em que foi proposto a futuros professores de Matemática, a resolução de um problema aberto e contextualizado, em que Tecnologias Digitais foram utilizadas. O propósito era que refletissem sobre o enunciado do problema e acerca do processo de resolução que realizaram, de modo que contribuísse para a sua formação. Por meio disso, puderam (re)construir as suas concepções acerca da resolução de problemas com o uso de recursos tecnológicos, bem como tiveram a oportunidade de produzir conhecimentos relativos ao Design de problemas abertos, que abordam temas de relevância social e que favoreçam o ensino de conhecimentos matemáticos através da resolução de problemas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, PPGECIM-ULBRA

Docente e coordenadora do PPGECIM-ULBRA

Téléchargements

Publié-e

2018-04-29

Comment citer

FIGUEIREDO, Fabiane Fischer; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. A REFLEXÃO SOBRE O DESIGN E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM PROCESSO POTENCIALIZADOR NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 174, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p174. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4065. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.