História e cultura afro-brasileira na prática pedagógica escolar: possibilidades de organização do tempo curricular
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p498-523Mots-clés :
História e cultura afro-brasileira. Prática pedagógica. Tempo curricular. Política curricular.Résumé
Objetivamos analisar o tempo curricular nas práticas pedagógicas de valorização da História e Cultura Afro-Brasileira em duas escolas brasileiras. Abordamos prática pedagógica como uma ação social, realizada coletiva e institucionalmente; e tempo curricular como o instrumento que organiza o trabalho pedagógico da escola. O campo foi realizado em escolas públicas em Campinas/São Paulo e Salvador/Bahia. Assumimos os Estudos Pós-Coloniais Latino Americanos como abordagem teórico-metodológica em diálogo com a Afrocentricidade como posição epistemológica e adotamos a etnografia como metodologia. Na análise dos dados, adotamos a Análise de Conteúdo (AC), na perspectiva de Bardin. Os achados revelam que as diferentes formas de abordagem dos conteúdos, temas que constituem as práticas e situações didáticas que a ela dão corpo geram uma forma outra de pensar e fazer educação.
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