Relatos sobre a infância afrodescendente no sertão nordestino: referências para a produção da história da infância afrodescendente
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p612-624Mots-clés :
Infância, História, Populações afrodescendentes.Résumé
Este artigo busca contribuir para a construção de referenciais para a compreensão da infância afrodescendente no interior do Nordeste Brasileiro (Ceará, Pernambuco e Alagoas) no período posterior a abolição da escravatura. Nosso esforço maior é no sentido de situar a infância afrodescendente na sociedade brasileira ao longo do tempo. Refletindo sobre como estas crianças passaram do anonimato para a condição de cidadã, com direitos e deveres aparentemente reconhecidos. Metodologicamente, elegemos a memória (de idosos negros sobre sua infância) e sua capacidade extraordinária de recriação de um passado que, de tão longínquo, parecia inexistente, mas, ao ser narrado, ressurge com força e vigor fazendo-nos perceber que a nossa infância, historicamente, sempre esteve a margem dos direitos humanos - civis, políticos, econômicos e culturais - que já pautavam o cotidiano do homem adulto, branco, civilizado do ocidente.
Téléchargements
Références
ÁRIES, P. História social da infância e da família. Tradução: D. Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 1978.
CORTEZ, Ana Sara Ribeiro Parente. Cabras, caboclos, negros e mulatos: a família escrava no Cariri cearense (1850 - 1884). 2008. 245 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza - CE, 2008.
DEL PRIORI, M. A criança negra no Brasil. In JACÓ-VILELA, AM., and SATO, L., orgs. Diálogos em psicologia social [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2012. p. 232- 253. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.
SANTOS, Ana Katia Alves. Infância Afrodescendente: Epistemologia Crítica do Ensino Fundamental. Salvador: EDUFBA, 2006.
SOUSA, Kássia Mota. Entre a escola e a religião: Desafios para as crianças de Candomblé em Juazeiro do Norte. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza – CE, 2010.
_________________. Por onde andou nossa Família: Veredas e Narrativas da História de Famílias Afrodescendentes no Pós-Abolição. 2015. Tese (Doutorado em Educação). – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza – CE, 2015.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).