A BNCC no descompasso entre o ideal do currículo formal e interposições do currículo real

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p344-364

Mots-clés :

BNCC. Educação. Realidade Escolar.

Résumé

Este artigo apresenta uma análise da Base Nacional Comum Curricular em face das relações de poder impressas pelo currículo formal. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório, tendo como objetivos analisar os pressupostos epistemológicos da BNCC e refletir sobre suas limitações nas possíveis contribuições para o ensino, considerando as distâncias entre o currículo formal e a sua efetivação real. Fundamentados pela teoria crítica do currículo, analisamos a BNCC a partir dos eixos ideologia, cultura e poder. Os resultados apontam duas realidades distintas: de um lado, a proposta de educação homogeneizadora do currículo formal; de outro, a escola, atuando na ressignificação do currículo com práticas inovadoras e significativas, para além das prescrições formais.

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Crígina Cibelle Pereira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005). Com doutorado e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Além disso, atua como professora Adjunto III, do Departamento de Letras, do Campus Avançado "Profª. Maria E. A. Maia", da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É líder do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, linguagem, gêneros do discurso, discurso do outro e retextualização.

Joelma Uchoa Pinheiro, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (2002), com Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará(2005) e Especialização em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009), é professora efetiva da Secretaria da Educação Básica do Ceará, mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino- PPGE-UERN(2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Francisco Antonio Rocha Feitosa, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)

 Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (2004), com Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2006) e Especialização em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009),MBA em Educação Cognitiva (2017) pela Universidade Estácio de Sá. É professor efetivo da Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

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Publié-e

2019-12-23

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PEREIRA, Crígina Cibelle; PINHEIRO, Joelma Uchoa; ROCHA FEITOSA, Francisco Antonio. A BNCC no descompasso entre o ideal do currículo formal e interposições do currículo real. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 344–364, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p344-364. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8110. Acesso em: 23 nov. 2024.

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