Programa Brasil Alfabetizado e as políticas linguísticas
uma pesquisa bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p174-185Parole chiave:
Programa Brasil Alfabetizado, políticas públicas, políticas linguísticas.Abstract
Neste artigo, analisam-se as Políticas Linguísticas nos documentos do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e, de forma específica, observam-se quais delas estão presentes no referido Programa e, ainda, contextualiza-se a necessidade da implantação efetiva de tais políticas para o processo de desenvolvimento cognitivo e social do ator social. Assim, neste trabalho, traçamos um panorama do PBA, explicitamos a definição de Políticas Públicas e de Políticas Linguísticas, evidenciamos uma análise na qual expomos informações contidas no documento do PBA e comparamos os números divulgados pelo Índice de Alfabetismo Funcional (INAF) e as propostas do Programa. Por fim, explicitamos algumas sugestões para a melhoria da prática do projeto, embasadas nas análises encontradas na pesquisa.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BAGNO, Marcos. Políticas Públicas. Youtube. 2020. 1 vídeo (1h39min). Publicado pelo canal Parábola Editorial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wKVqI0idxlk&t=4s. Acesso em: 20 dezembro de 2020.
BRASIL. Brasil alfabetizado: marco referencial para avaliação cognitiva. Ricardo Henriques, Ricardo Paes de Barros, João Pedro Azevedo (Org.). Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL, INEP. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – BRASÍLIA, DF: INEP, 2015. 404 p.: IL.
BRASIL, INAF. Relatório do indicador de alfabetismo funcional. Instituto Paulo Montenegro: ação social do IBOPE. 2018. Disponível em: https://ipm.org.br/relatorios. Acesso em 27 de dezembro de 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 26 de dezembro de 2020.
BRASIL. MEC. Resolução nº 44, de 5 de setembro de 2012. Fundo Nacional De Desenvolvimento Da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=13799&Itemid. Acesso em 27 de dezembro de 2020.
BRASIL. MEC/SEF. Princípios, Diretrizes, Estratégias e Ações de apoio ao Programa Brasil Alfabetizado: Elementos para a formação de coordenadores de turmas e de Alfabetizadores. 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10022-diretrizes-principios-pba-secadi&Itemid=30192. Acesso em: 27 de dezembro de 2020.
FERNANDES, Fernando Roque. Diretório dos Índios. [s.d.]. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/diretorio-dos-indios/. Palhoça, SC. Acesso em: 23 de dezembro de 2020.
GERALDI. João Wanderley. Alfabetização e Letramento: Perguntas de um alfabetizado que lê. In: Alfabetização e Letramento: O que muda quando o nome muda?. Rio de Janeiro: Rovele, 2011.
MOREIRA, Rejane Mary. Programa Brasil Alfabetizado na UECE: a alfabetização como mediação de inclusão social. 2010. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2831.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Manual de Pesquisa em Estudos Linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.
RODRIGUES, F. C. Direitos linguísticos, legislação e educação: formação em línguas no Brasil. In: SOUSA, S. C. T.; ROCA, M. D. P.; PONTE, A. S. (Org.). Temas de política linguística no processo de integração regional. São Paulo: Pontes, 2018. p. 67-80.
SEVERO, Cristine Gorski. Política(s) linguística(s) e questões de poder. Alfa, São Paulo, 57 (2): 451-473, 2013.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16.pdf. Acesso em 27 de dezembro de 2020.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).