A formação continuada para uma educação humanizadora

desafios e possibilidades na contemporaneidade

Autori

  • Paulo Roberto Dalla Valle Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC https://orcid.org/0000-0002-4075-7150
  • Roque Strieder Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Ana Cristina Coll Delgado Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14930

Parole chiave:

Educação humanizadora, Formação continuada, Educação

Abstract

O presente artigo constitui-se em um ensaio teórico, com abordagem crítico-reflexiva, e tem por objetivo, refletir sobre os desafios e possibilidades de pensar e propor coletivamente a formação continuada para uma educação na perspectiva humanizadora. Aprofunda-se o olhar sobre as práticas de formação estabelecendo nexos com questões subjetivas, intersubjetivas, alteridade, as vivências e experiências formativas e aprendentes, como caminhos e possibilidades de pensar outros horizontes e perspectivas para além dos tradicionais processos de formação. Reconhece-se nesta perspectiva um potencial gerador de inúmeras e tantas outras possibilidades de vir a ser e reconhecer-se no outro através da formação continuada.

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Biografie autore

Roque Strieder, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Possui graduação em Ciências 1º Grau pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1978). Graduação em Ciências Licenciatura Plena Com Habilitação Em Mat pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1983). Especialização em Matemática pela Unijuí/RS (1986). Especialização em Adminsitração escolar pela UFSC/SC (1991). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Atuou como pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina no período de maio de 2000 até maio de 2008. Foi editor da revista Visão Global da Unoesc no período de 2007 a 2010. Professor do programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Unoesc. Professor em cursos de graduação e especialização. Atua como pesquisador em projetos de pesquisa da Unoesc, do PIBIC/CNPq e da Fapesc, bem como em projetos com fomento local. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento complexo. Formação humana. Aprendizagens como experiências em vida. Biociências e biopoder.

Ana Cristina Coll Delgado, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Laureato in Pedagogia (1986), con specializzazione in Educazione (1991) presso l'Università Federale di Pelotas - UFPÈL. Master in Pedagogia presso l'Università Federale di Santa Catarina - UFSC (1997). PhD in Pedagogia presso l'Università Federale Fluminense? UFF (2003), con tirocinio di dottorato presso l'Institute of Child Studies dell'Università del Minho, Braga/Portogallo (2002), sotto la supervisione di Manuel Jacinto Sarmento. Borsista postdottorato presso l'Università di Caen, presso il Centro per le Scienze dell'Educazione ? França (2009) in sociologia dell'infanzia e antropologia dei bambini, relatore Julie Delalande. Professore a tempo indeterminato presso il PPGEd presso l'UNOESC e Professore in pensione presso l'UFPEL. Borsa di studio sulla produttività della ricerca del CNPq dal 2005 al 2015. Ha esperienza di insegnamento, ricerca ed estensione in studi sull'infanzia, educazione della prima infanzia e primi anni della scuola elementare, lavorando principalmente nelle seguenti aree di interesse: pratiche educative, formazione iniziale e continua degli insegnanti nell'educazione della prima infanzia e nei primi anni della scuola elementare; child studies e questioni teorico-metodologiche della ricerca con bambini e giovani; culture infantili e cultura ludica; Dal 2005 al 2013 ha organizzato quattro dossier sui Child Studies in Brasile, riunendo ricercatori di università straniere e brasiliane. Coordina il Gruppo di Ricerca CIC? Bambini, Infanzia e Culture dal 2005.

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Pubblicato

2023-05-10

Come citare

DALLA VALLE, Paulo Roberto; STRIEDER, Roque; DELGADO, Ana Cristina Coll. A formação continuada para uma educação humanizadora: desafios e possibilidades na contemporaneidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14930, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14930. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14930. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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