O pensarfazer criativo na perspectiva de licenciandos/as de Matemática

Autori

  • José Elyton Batista dos Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS http://orcid.org/0000-0003-1763-8134
  • Mário Jorge Oliveira Silva Secretaria de Estado da Educação de Sergipe
  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Federal de Sergiper

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16010

Parole chiave:

Criatividade, Ensino, Aprendizagem, Matemática

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) sobre a criatividade nos processos de ensino e aprendizagem matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que visa à compreensão de sentidos, envolvendo 24 bolsistas do PIBID e do PRP do curso de Matemática. Os achados sinalizaram a relevância de ações formativas na e para a criatividade, desvelando habilidades no campo das tecnologias, dos jogos, do pensamento convergente, do olhar diferente e do movimento da atenção.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

José Elyton Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014) e licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2020). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2015) e especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2019). Integrante dos grupos de pesquisa: Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática (NCPPEM/UFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC/UFS). Possuo experiência como professor formador de professores para as habilidades da Prova Brasil. Atualmente sou professor efetivo da educação básica da Secretaria Municipal de Educação de Maragogi - AL.

Mário Jorge Oliveira Silva, Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Mestre em Educação

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Federal de Sergiper

Doutora em Educação

Riferimenti bibliografici

ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 3, p. 62-74, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200005. Acesso em: 8 abr. 2003.

BEGHETTO Ronald A. Beatiful risk: having the courage to teach and learn creatively. Lanham: Rowman & Littefield, 2019.

BURNETT, Cyndi; FIGLIOTTI, Julia. Weaving Creativity: into every strand of your curriculum. New York: Creativity and Education, 2020. E-book.

CREATIVITYANDEDUCATION. Habilidades de pensamento criativo. Disponível em: https://creativityandeducation.com/elementary-school/infuse-creativity/. Acesso em: 02 ago. 2023

CRESWELL, John Ward. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

FANIZZI, Sueli. Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: reflexões e ações. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 29, n. 2, abr./jun., 2022.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

MARTÍNEZ, Albertina Mitijáns. Criatividade, personalidade e educação; tradução Mayra Pinto. Campinas, SP; Papirus, 1997.

NUÑES, Isauro Beltrán; SANTOS, Fábio Alexandre Araújo. O professor e a formação docente: a criatividade e as crenças educativas onde estão? HOLOS, Ano 28, Vol 2, 2012.

SILVA, Vladimir Luis da. RESZKA, Maria de Fátima. Pibid e Residência Pedagógica: potencializadores na formação dos licenciados em Pedagogia e os impactos nas escolas. Form@ção de Professores em Revista, Taquara, v. 2, n. 2, p. 113-137, jul./dez. 2021.

TARDIF, Maurice. Trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2019.

TORRE, Saturnino de la. Dialogando com a criatividade. São Paulo: Madras, 2005.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Pubblicato

2024-01-22

Come citare

SANTOS, José Elyton Batista dos; SILVA, Mário Jorge Oliveira; NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz. O pensarfazer criativo na perspectiva de licenciandos/as de Matemática. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16010, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16010. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16010. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.