A escuta sensível de adolescentes atravessada por uma perspectiva docente no programa pode falar (UNICEF)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16574

Parole chiave:

Adolescentes, Escuta Sensível, Pode Falar

Abstract

O Programa Pode Falar surge como um espaço virtual de apoio à saúde mental e ao bem-estar de adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. Espaço esse, onde suas demandas são escutadas de forma anônima e gratuita. O atendimento inicia com uma triagem automatizada, a depender da complexidade de sua demanda, os adolescentes e jovens, são direcionados para um atendimento humano. Em meio a uma pesquisa mais ampla feita junto aos atendentes do programa, este presente recorte tem como objetivo apresentar as principais queixas desses adolescentes. Os caminhos metodológicos abraçam a abordagem qualitativa, perpassando a revisão de literatura; culminando em dois trajetos de captura da realidade estudada: (1) pesquisa participante e memórias de vida do autor; (2) assim como entrevistas semi-estruturadas com três atendentes do programa, que também são docentes. O quadro teórico apoia-se na teia de saberes proveniente das obras de Renè Barbier, Carl Rogers e Paulo Freire. A partir das análises das entrevistas, foi possível identificar as causas com maior incidência nas demandas dos adolescentes, em relação ao desconforto para com seu bem-estar: (1) a falta de escuta no ambiente familiar e (2) o fato de algumas escolas não se constituírem em ambientes acolhedores.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ARENDT, Hannah. A condição humana. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

BARBIER, René. A escuta sensível em educação. Cadernos Anped, Porto Alegre, n. 5, p. 187-286, fev. 1993. BOCK, A. M. B. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. Pesquisa participante: a partilha do saber: Uma introdução. In: BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. (Orgs.). Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida, SP, 2006. p. 7-20.

CERQUEIRA, T. C. S. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de

aprendizagem e a escuta sensível. PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, v. 7, n. 1,p. 29-38, Jan./Jun. 2006.kk

COELHO, W.; SILVA, C. Sociabilidade e Discriminação entre grupos de adolescentes-juvenis no Ensino Médio. Educação Unissinos, v. 23, n. 2, 2019.

CRUZ, M. C. M. T. Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

DEL PRIORE, M. Ao sul do corpo: condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil colônia. São Paulo: Editora UNESP, 2009

FERREIRA, H. M. A geração do quarto: quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra , 1996.

FERREIRA, J.A.Z., BUENO, B.S., e ZORNBERG, J.G.. Ensaios de Arrancamento de Pequeno Porte para Estudo de Reforço de Pavimentos. Geotecnia, 2009, vol. 113, p. 109-124.

FONSECA, Renon Pessoa. A consciência política na teoria da justiça de Joaquim Carlos Salgado / Renon Pessoa Fonseca. – 2018.

OSÓRIO, L. C. Família Hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SANTOS, G. (2017) “O meu aluno não lê”: sentidos de crise nas políticas curriculares para a formação em leitura. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Pubblicato

2024-06-26

Come citare

SANTOS, José Arthur da Silva; FERREIRA, Hugo Monteiro. A escuta sensível de adolescentes atravessada por uma perspectiva docente no programa pode falar (UNICEF). Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16574, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16574. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16574. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.