O saber-fazer docente: uma análise do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e do Alfa e Beto
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp17-39Parole chiave:
PNAIC, Programa Alfa e Beto, Saber-fazer docenteAbstract
Esse estudo analisa as tessituras do saber-fazer docente no processo de didatização a partir dos Programas Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Alfa e Beto em duas turmas de 1º ano do Bloco Inicial de Alfabetização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se configura como um estudo de caso de tipo etnográfico (ANDRÉ, 2005). Como técnica de investigação, contou com cinco das 12 observações participantes realizadas no primeiro semestre de 2019. O método de tratamento dos dados é a análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977). Na análise dos encaminhamentos didáticos adotados nas atividades de organização da rotina pedagógica e na apropriação do Sistema de Escrita Alfabética das turmas observadas, os dados apontaram para maior controle e estruturação na turma regida pela proposta do Alfa e Beto. Em outros aspectos, as duas turmas se aproximaram.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).