Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil

conversando com professores e professoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p410-415

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Criança, Educação Infantil

Resumo

A obra apresenta ao público conceitos balizadores da Teoria Histórico-Cultural com base em exemplos, demonstrando como tais conceitos podem orientar práticas pedagógicas intencionais em creches e pré-escolas. É um convite às leitoras e leitores a terem um novo olhar sobre a infância e a educação, a partir de uma teoria que acredita no desenvolvimento humano e que aposta na escola como espaço privilegiado desse desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle de Freitas Bissoli, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunto VI da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-Cultural, Infância e Pedagogia.

Sinara Narciso de Lima Aguiar, Universidade Federal do Amazonas

Professora e Pedagoga do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Manaus e  Secretaria Estadual do Amazonas. Mestranda em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Andréa Drumond Bonetti Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora e formadora da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Mestranda em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

DUARTE, N. A Escola de Vigotski e a Educação escolar (hipótese para uma leitura pedagógica da Psicologia Histórico-Cultural). In: _____. Educação Escolar, Teoria do Cotidiano e a Escola de Vigotski. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 75-106.

MELLO, S. A. Linguagem, consciência e alienação: o óbvio como obstáculo ao desenvolvimento da consciência crítica. Marília: UNESP-Marília-Publicações, 2000.

MELLO, S. A. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Perspectiva: Revista do Centro de Educação e Ciências Humanas, Florianópolis, v.25.n.1, p 83-104, jan/jun. 2007.

MELLO, S. A.; TEIXEIRA, S. R. S. Formação de professores: uma teoria para orientar as práticas. In: CORRÊA, C. H. A.; CAVALCANTE, L. I. P.; BISSOLI, M. F. (Orgs.). Formação de professores em perspectiva. Manaus: EDUA, 2016. p. 85-105.

PRESTES, Z. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. V. 3. Madrid: Editorial Pedagógica, 1983.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

BISSOLI, Michelle de Freitas; DE LIMA AGUIAR, Sinara Narciso; BONETTI SILVA, Andréa Drumond. Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil: conversando com professores e professoras. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 410–415, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p410-415. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10145. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Resenhas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.