Movimentando a Lei nº 10639/03 na integridade da escola à luz da pretagogia: uma experiência potencializadora no Cariri cearense
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p543-554Palavras-chave:
Lei nº10.639/03. Pretagogia. Matriz Curricular. Escola.Resumo
O presente artigo propõe-se apresentar uma experiência relativa à educação para as relações étnico-raciais, numa escola da rede municipal de ensino no Cariri Cearense. O objetivo dessa proposta de trabalho, significa um esforço no sentido da efetivação da Lei Nº10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Para a realização desse trabalho, buscamos fundamentar as vivências-intervenções na Pretagogia, referencial teórico-metodológico de matriz africana que está sendo construído por pesquisadoras(es)-educadoras(es), na perspectiva de fomentar práticas educativas concretas para uma educação antirracista, valorização da cosmovisão africana e afro-brasileira, contribuindo para a implementação da citada lei na matriz curricular das escolas.
Downloads
Referências
FARIAS, Kellynia; PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia, pertencimento afro e os marcadores das africanidades: Conexões entre corpos e árvores afroancestrais. In.: PETIT, Sandra Haydée; MACHADO, Adilbênia Freire; ALVES, Maria Kellynia Farias (orgs.). Memórias de Baobá II. Fortaleza: Edições UFC, 2015.
BRASIL. DCN’s para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: Ministério da Educação, 2004.
CUNHA Jr., Henrique. Africanidade, afrodescendência e Educação. Educação em Debate. Fortaleza, Ano 23, v. 2, nº 42, 2001.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. A Lei Nº 10 639/2003 e a formação docente: Desafios e conquistas. In: JESUS, Regina de Fátima de; ARAÚJO, Mairce da Silva; CUNHA Jr., Henrique. Dez anos da Lei nº 10.639/03: memórias e perspectivas. Fortaleza: Edições UFC, 2013.
MUNANGA, Kabengele. Apresentação. In: MUNANGA, Kabengele (Org). Superando o racismo na escola. 2. ed. revisada. Brasília: MEC/SECAD, 2005.
PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: Pertencimento, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição Oral Contribuições do Legado Africano para a Implementação da Lei 10.639/03. Fortaleza: Editora UECE, 2015.
__________. SILVA, Geranilde Costa e. Pretagogia no chão da escola: práticas e pressupostos. In: CUNHA Jr., Henrique... [et al.]. Artefatos da cultura negra no Ceará (2013): formação de professores: 10 anos da lei nº 10.639/2003: cadernos de textos. Fortaleza: Gráfica LCR, 2013.
MEIJER, Rebeca de Alcântera e Silva. Valorização da cosmovisão africana na escola: Narrativa de uma pesquisa-formação com professoras Piauienses. Doutorado (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).