OS DILEMAS DA TRÍADE GEOGRAFIA FÍSICA, HUMANA E DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA
Resumo
Historicamente a Geografia apresenta discussões teóricometodológicas acerca da dicotomia Geografia versus Geografia Humana, o que acarreta problemas para o processo de ensino-aprendizagem em Educação Geográfica. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discutir os dilemas da tríade geografia física, humana e disciplinas pedagógicas na formação do licenciado em geografia. Assim, são analisadas concepções teóricas e são problematizados os principais dilemas do ensino da Geografia. Portanto, a discussão do trabalho propõe uma superação da dicotomia Geografia Física versus Geografia cuja metodologia da problematização surge como elo para buscar a superação da fragmentação da Geografia.
Palavras-chave
Educação Geográfica, Dicotomia, Geografia Integrada
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade
Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018