FORMAÇÃO DOCENTE: O DESENHO COMO RECURSO DIDÁTICO E DE PESQUISA
Resumo
Neste artigo discutem-se as percepções dos professores e licenciandos em Geografia sobre o conceito de lugar e de como este vem sendo trabalhado na Geografia Escolar. A opção por esta temática surgiu a partir da realização da oficina Múltiplas Linguagens no Ensino de Geografia, na qual foram analisados diferentes recursos didáticos para auxiliar a prática docente, dentre eles, o desenho enquanto instrumento metodológico na construção do conceito de lugar. A análise dos desenhos permitiu concluir que os docentes representaram ações verticalizadas das empresas, apontando criticas relacionadas à desigualdade social, e denotando o sentimento de pertencimento ao lugar em que vivem.
Palavras-chave
Geografia Escolar; Lugar; Desenho.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade
Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018