A AULA DE CAMPO COMO MEIO DE APRENDIZAGEM CARTOGRÁFICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Resumo
Para facilitar a aprendizagem da cartografia no Ensino Fundamental, muitos docentes buscam apoio no uso de variados recursos e metodologias de ensino. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a prática da aula de campo, como recurso pedagógico facilitador do ensino da cartografia nas aulas de Geografia do sétimo ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada é baseada em uma pesquisa-ação com duas turmas de sétimo ano de Coité do Nóia/AL e possui fundamentação teórica nas obras de Cavalcanti (2006); Antunes (2001); entre outros. Esse trabalho possibilitou aos alunos uma melhor compreensão da função, utilidade e da importância dos mapas, de seus elementos gráficos e sistemáticos, como meio de pensar e entender o espaço que estão inseridos.
Palavras-chave
Ensino Fundamental, Geografia, Cartografia
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade
Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018