FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO AGRESTE ALAGOANO: EXPLORANDO A DIVERSIDADE CULTURAL
TEACHER TRAINING AND UNIVERSITY EXTENSION IN THE ALAGOAS HINTERLAND: EXPLORING CULTURAL DIVERSITY
DOI:
https://doi.org/10.28998/rexd.v22.17971Palavras-chave:
Diversidade cultural. Educação de Jovens e Adultos. Pedagogia decolonial. Formação de professores. Inclusão educacionalResumo
As ações curriculares de extensão universitária extrapolam as salas de aula. São processos que buscam compartilhar conhecimento e experiências para além dos muros da universidade. Essa troca de experiências tem sido fundamental para ampliar o alcance das vivências promovidas em permanente diálogo com a comunidade externa. No curso de Pedagogia da UFAL, campus Arapiraca/AL, essa diversidade de abordagens e práticas tem sido um desafio constante para todos os envolvidos. Assim, o objetivo do artigo é apresentar os resultados de uma Ação Curricular de Extensão (ACE) que explorou a diversidade cultural na formação de pedagogos e pedagogas. O percurso metodológico envolveu leituras, filmes e atividades com foco na diversidade cultural e étnico racial, gênero e inclusão. A proposta incluiu interações com alunos do ensino fundamental e seus professores. E com base em leituras pedagógicas que fundamentam uma abordagem pedagógica decolonial, a partir de práticas afrocentradas, sedimentada também na pedagogia histórico-crítica.
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