TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO NA ERA DIGITAL: COMO USAR FERRAMENTAS GRATUITAS PARA PROMOVER PRODUTOS?
TECHNOLOGY AND ENTREPRENEURSHIP IN THE DIGITAL AGE: HOW TO USE FREE TOOLS TO PROMOTE PRODUCTS
Yasmin Gomes Ventura
Universidade Federal de Alagoas
Mirelly Barbosa Fontes de Oliveira
Universidade Federal de Alagoas
Valéria Silva Santos
Universidade Federal de Alagoas
Elysa Francyne dos Santos
Universidade Federal de Alagoas
Laysa Edwyges Santos Costa
Universidade Federal de Alagoas
Jário José dos Santos Júnior
Universidade Federal de Alagoas
DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19419
Palavras-chave: Marketing Digital, Design, Tecnologia, Sociedade Tecnologica
Resumo
O presente trabalho descreve a implementação de uma iniciativa educacional realizada pela equipe Tech Society (TS), com foco no aprendizado por meio da ação, oferecendo aulas sobre Marketing Digital e Design. Embasados na metodologia de extensão universitária, os vídeos foram organizados em uma plataforma própria no Google Sites, proporcionando uma trilha de aprendizagem sequencial que respeitou a natureza introdutória do curso. Além disso, os materiais didáticos, apresentados em PDFs, foram elaborados pelos membros do projeto considerando o nível de conhecimento prévio dos participantes. Este projeto destacou a relevância de atividades que estimulam o desenvolvimento de habilidades e atitudes, promovendo a autonomia no processo de aprendizagem.
Downloads
Biografia do Autor
Yasmin Gomes Ventura, Universidade Federal de Alagoas
Estudante de Sistemas de Informação
Mirelly Barbosa Fontes de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas
Estudante de Sistemas de Informação
Valéria Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas
Estudante de Sistemas de Informação
Elysa Francyne dos Santos, Universidade Federal de Alagoas
Estudante de Sistemas de Informação
Laysa Edwyges Santos Costa, Universidade Federal de Alagoas
Estudante de Sistemas de Informação
Jário José dos Santos Júnior, Universidade Federal de Alagoas
Doutorado pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL pelo Programa de Pós-Graduação em Informática. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2014). Recebeu o prêmio de 3º (terceiro) melhor colocado na modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação pelo Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBC. É revisor de periódicos internacionais. Atua em pesquisas que envolvem aprendizagem profunda (Deep Learning), Visão computacional, Processamento de Linguagem Natural em Dimensões Sintáticas, Semânticas e Pragmáticas. Atualmente, Jário Santos é membro da equipe de coordenação de Inteligência Artificial do projeto "Plataforma Adaptativa de Avaliação e Diagnóstico Pedagógico de Textos" do Ministério de Educação. É co-fundador da spin-off Eneuron - Computação Cognitiva, empresa do ramo de tecnologias educacionais cujo objetivo é desenvolver soluções computacionais centradas em processamento e entendimento de textos manuscritos e transcritos. Além de desenvolver atividades de pesquisa em Mineração de Textos e Recomendação Pedagógicas Personalizadas de Recursos Educacionais disponíveis na WEB.
Referências
PEREIRA, Débora Silva de Castro. O ato de aprender e o sujeito que aprende. Constr. Psicopedagogo, São Paulo, v. 18, n. 16, p. 112-128, jun. 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000100010&lng=pt>. Acesso em: 01 mar. 2024.
SHAEFER, Ricardo; MINELLO, Ítalo F. Educação empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração. Disponível em: <https://redalyc.org/pdf/4417/441747930006.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2024.
TS, Equipe. Dados obtidos durante o minicurso. Google Sheets. Disponível em: <https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Twz-W9V5zVxx8rzJMHebIS9oYUtKZYydmX4L-huV0/edit?gid=425366478>. Acesso em: 03 mar. 2024
BORTOLI, Guilherme de. Estratégias de marketing digital. Disponível em: <https://www.organicadigital.com/blog/estrategias-de-marketing-digital-para-investir-pra-ontem/>. Acesso em: 02 mar. 2024.
