INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

INTRODUCTION TO INFORMATICS

João Pedro Silva Calumby Pereira

Universidade Federal de Alagoas

João Gaudêncio Soares Costa

Universidade Federal de Alagoas

João Paulo Marinho Santos

Universidade Federal de Alagoas

Alberto Wagner Barbosa de Melo

Universidade Federal de Alagoas

Jário José dos Santos Júnior

Universidade Federal de Alagoas

DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19424

Palavras-chave: Ação Extensionista, Informática Básica, Inclusão Digital, Metodologia Ativa, Ensino Lúdico


Resumo

Em "Introdução à Informática", os fundamentos da informática são apresentados a crianças por meio de uma abordagem lúdica e interativa, com atividades práticas e demonstrações simplificadas de equipamentos. O curso desmistifica conceitos complexos, tornando o conhecimento acessível e estimulante ao explorar aspectos de software e hardware. Apesar de restrições de tempo e da resistência inicial da direção da escola na qual o curso foi aplicado, a adaptação do cronograma e a distribuição de certificados personalizados permitiu o engajamento dos participantes. O sucesso do curso e os obstáculos enfrentados ressaltam a importância de aprimorar a gestão do tempo e a comunicação prévia dos desafios logísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Silva Calumby Pereira, Universidade Federal de Alagoas

Aluno no curso de graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca - Unidade Educacional Penedo.

João Gaudêncio Soares Costa, Universidade Federal de Alagoas

Aluno no curso de graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca - Unidade Educacional Penedo.

João Paulo Marinho Santos, Universidade Federal de Alagoas

Aluno no curso de graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca - Unidade Educacional Penedo.

Alberto Wagner Barbosa de Melo, Universidade Federal de Alagoas

Aluno no curso de graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca - Unidade Educacional Penedo.

Jário José dos Santos Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Professor na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca - Unidade Educacional Penedo com Doutorado em Inteligência Artificial pela Universidade de São Paulo.


Referências

PAPERT, Seymour. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. New York: Basic Books, 1980.

WING, J. M. Computational Thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.