INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
INTRODUCTION TO INFORMATICS
João Pedro Silva Calumby Pereira
Universidade Federal de Alagoas
João Gaudêncio Soares Costa
Universidade Federal de Alagoas
João Paulo Marinho Santos
Universidade Federal de Alagoas
Alberto Wagner Barbosa de Melo
Universidade Federal de Alagoas
Jário José dos Santos Júnior
Universidade Federal de Alagoas
DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19424
Palavras-chave: Ação Extensionista, Informática Básica, Inclusão Digital, Metodologia Ativa, Ensino Lúdico
Resumo
Em "Introdução à Informática", os fundamentos da informática são apresentados a crianças por meio de uma abordagem lúdica e interativa, com atividades práticas e demonstrações simplificadas de equipamentos. O curso desmistifica conceitos complexos, tornando o conhecimento acessível e estimulante ao explorar aspectos de software e hardware. Apesar de restrições de tempo e da resistência inicial da direção da escola na qual o curso foi aplicado, a adaptação do cronograma e a distribuição de certificados personalizados permitiu o engajamento dos participantes. O sucesso do curso e os obstáculos enfrentados ressaltam a importância de aprimorar a gestão do tempo e a comunicação prévia dos desafios logísticos.
Downloads
Biografia do Autor
João Pedro Silva Calumby Pereira, Universidade Federal de Alagoas
Aluno no curso de graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca - Unidade Educacional Penedo.
João Gaudêncio Soares Costa, Universidade Federal de Alagoas
Aluno no curso de graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca - Unidade Educacional Penedo.
João Paulo Marinho Santos, Universidade Federal de Alagoas
Aluno no curso de graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca - Unidade Educacional Penedo.
Alberto Wagner Barbosa de Melo, Universidade Federal de Alagoas
Aluno no curso de graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca - Unidade Educacional Penedo.
Jário José dos Santos Júnior, Universidade Federal de Alagoas
Professor na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca - Unidade Educacional Penedo com Doutorado em Inteligência Artificial pela Universidade de São Paulo.
Referências
PAPERT, Seymour. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. New York: Basic Books, 1980.
WING, J. M. Computational Thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.
