1ª EXPEDIÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA
1ST EXPEDITION OF PEASANT FAMILY FARMING
Ulisses Rubio
UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Marília Grugiki
UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Jakes Costa
UFAL - Universidade Federal de Alagoas
José Roberto Santos
UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Cícero Albuquerque
UFAL - Universidade Federal de Alagoas
DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19437
Palavras-chave: Extensão., Tecnologia & Produção., Agricultura Familiar.
Resumo
A 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa ocorreu no assentamento Quinta da Serra, localizado no município de Viçosa-AL. O objetivo da expedição foi implementar práticas e tecnologias consolidadas na universidade e em instituições parceiras, visando melhorar a produção e a qualidade de vida dos agricultores, além de ampliar a divulgação sobre a importância da agricultura familiar. As atividades duraram aproximadamente 1,5 ano e contaram com diversos parceiros. Dentre os resultados estão a recuperação de nascentes, peixamento de açudes, implantação de sistemas agroflorestais e realização da Feira da Agricultura Familiar.
Downloads
Biografia do Autor
Ulisses Rubio, UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA/UFAL) + Doutor em Desenvolvimento Econômico. Atua nas áreas de Desenvolvimento sócio-econômico e de Desenvolvimento rural.
Marília Grugiki, UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Doutora em Ciências Florestais. Atua nas áreas de Ecologia e de Conservação de recursos naturais.
Jakes Costa, UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Doutor em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. Atua nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Sociais, com ênfase em extensão rural e cooperação.
José Roberto Santos, UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Doutor em Agronomia. Atua nas áreas de: Fertilidade do Solo; Manejo de Solos Tropicais; Sistemas Agroflorestais; Extensão Universitária.
Cícero Albuquerque, UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Doutor em Ciências Sociais. Atua na área de conflitos sociais no campo.
Referências
UFAL. Universidade Federal de Alagoas. Conselho Universitário (CONSUNI). Resolução Nº 65/2014-CONSUNI/UFAL, de 03 de novembro de 2014. Estabelece a atualização das diretrizes gerais das atividades de extensão no âmbito da UFAL. Maceió, 2014. Disponível em: https://ufal.br/resolucoes/2014/resolucao-no-65-2014-de-03-11-2014. Acesso em: 21/03/2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 19 dez. 2018, Disponível em: https://ufal.br/ufal/extensao/documentos/diretrizes_nacionais_extensao_rces007_18.pdf. Acesso em: 21/03/2025.
