MEDICAMENTO SALVA VIDAS: CAPACITANDO A COMUNIDADE PARA O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

MEDICINE SAVES LIVES: EMPOWERING THE COMMUNITY FOR THE RATIONAL USE OF MEDICINES

Kailha Nunes

Universidade Federal de Alagoas

Mayane Mayane Mello Paes

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Rilley Julianne Albuquerque Felismino

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Valter Alvino da Silva

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19473

Palavras-chave: Extensão Universitária em Saúde, Uso de Medicamentos, Atenção Básica à Saúde. Automedicação. Extensão. Saúde. Mídias Sociais.


Resumo

O presente trabalho descreve a ação de extensão Medicamento Salva Vidas, realizada com o objetivo de levar o curso de Farmácia para além dos muros da universidade e promover a conscientização sobre temas cruciais à saúde pública. A ação foi conduzida por meio de palestras em escolas e Unidades de Saúde da Família, abordando questões como o uso racional de medicamentos. A metodologia incluiu revisão bibliográfica, elaboração de materiais educativos, e apresentações interativas com dinâmicas e sessões de perguntas e respostas. Os resultados demonstraram um grande engajamento da população e dos alunos, que esclareceram dúvidas e discutiram práticas de saúde responsáveis. A ação gerou impacto positivo, promovendo uma maior compreensão do papel do farmacêutico na sociedade, além de incentivar a adesão ao uso racional de medicamentos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kailha Nunes, Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas/BRASIL, graduanda em farmácia.

Mayane Mayane Mello Paes, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Universidade Federal de Alagoas/BRASIL, graduanda em farmácia.

Rilley Julianne Albuquerque Felismino, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Universidade Federal de Alagoas/BRASIL, graduanda em farmácia.

Valter Alvino da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Universidade Federal de Alagoas/BRASIL. Graduado em Farmácia Bioquímica (UFAL), especialista em Microbiologia Clínica Hospitalar (UNCISAL), mestre em Nutrição na área de Análise e Segurança Alimentar (UFAL), doutor em Química e Biotecnologia (UFAL).


Referências

CASTRO, Helena C. et al. AUTOMEDICAÇÃO: ENTENDEMOS O RISCO?. Infarma - Ciências Farmacêuticas, [S. l.], v. 18, n. 9/10, p. 17–20, 2013. Disponível em: https://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/235. Acesso em: 30 mar. 2025.

GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES, C. A.; DOS SANTOS, V. A. dos S. A.; SARTURI, L.; TERRA JÚNIOR, A. T. Intoxicação medicamentosa: relacionada ao uso indiscriminado de medicamentos. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 135–143, 2017. DOI: 10.31072/rcf.v8i1.449. Disponível em: https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/449 . Acesso em: 30 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.