PROJETO DE EXTENSÃO DISCUTE ALEITAMENTO MATERNO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Bruno Presado

Após o nascimento, o aleitamento materno constrói um vínculo importante - e natural - entre a mãe e o filho. Não apenas na relação sentimental, ou afetiva, mas também no aspecto da saúde, pois o leite materno contribui na imunidade inicial atendendo às necessidades de nutrientes e sais minerais no período de desenvolvimento da criança.

Em Alagoas, a taxa de mortalidade infantil é a segunda maior do Brasil, o que preocupa a comunidade acadêmica. Por isso, o projeto “Comunicação pública para a saúde: promovendo ações para conscientização e divulgação dos benefícios da amamentação” reúne propostas para melhorar a informação em hospitais públicos e, a partir disso, discutir o assunto para aumentar a aceitação das gestantes sobre o aleitamento materno como um hábito saudável podendo, inclusive, contribuir para melhorar esse índice.

Na semana das mães, em maio, o projeto promove o evento “Vamos conversar sobre amamentação?” nos corredores do HU. O encontro terá palestras com especialistas, dinâmicas lúdicas em grupo e, além disso, irá sortear duas premiações para acolher as gestantes e mães de recém-nascidos. Isso contribuirá à pesquisa apresentar um panorama sobre a situação no Estado. A ação acontece no dia 11 de maio, na sala de aula de radiografia, do Hospital Universitário, às 8h30 da manhã.

A enfermeira do Hospital Universitário, Heliana Maria, que é especializada em saúde pública, será uma das palestrantes do evento. Segundo ela, dedicada há mais de trinta anos na questão do aleitamento materno, é uma alegria participar do projeto por “continuar a aprender com os questionamentos das mães e gestantes no pré-natal”.

Heliana ressalta, ainda, que oferece apoio e orientação às mães participando de um grupo multiprofissional nas redes sociais. “Nós orientamos o manejo da lactação, que evita os problemas de fissuras, mastites, ingurgitamentos. São duzentas pessoas, em média, que participam desse grupo”, finaliza.

Projeto de extensão

O projeto de extensão, que também faz parte dos grupos de pesquisa Giemi e Corps, é liderado pela professora de Relações Públicas, Manuela Callou, junto a cinco alunos de comunicação. A iniciativa atende aos critérios do Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (Proccaext) da Proex. Desde julho do ano passado, o projeto fortalece a interação com comunidades próximas à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em ações específicas, como entrevistas com gestantes, representantes e servidores do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA). Sobre a proposta, a intenção é aprimorar a comunicação pública relacionada à amamentação, para torná-la eficiente a qualquer nível de instrução.

Sobre o evento

O evento trará uma abordagem diferente para as pacientes que também podem participar com depoimentos e questionamentos sobre o aleitamento materno. A partir disso, com a colaboração dos médicos e servidores do HUPAA, a equipe está empenhada para incentivar a busca por informação e, ressalta, que o evento é parte integrante da Semana Mundial da Amamentação, comemorada em agosto.

Serviço

Evento: Vamos conversar sobre amamentação?
Local: Sala de radiologia no Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA)
Data: 11 de maio
Horário: 8h30 da manhã