A APLICAÇÃO DA AURICULOTERAPIA PARA ESTIMULAR O BEM ESTAR EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE

ESTUDO DE CASO

Autores

  • Jullianna Meirelles do Nascimento Silva Pereira
  • Vilma Queiroz de Siqueira
  • Angélica de Oliveira Rodrigues Galindo
  • Vanessa Maria da Silva Cavalari
  • Daniela Medeiros de Magalhães

Palavras-chave:

Auriculoterapia, Bem estar, Profissionais de saúde.

Resumo

A auriculoterapia é uma terapia milenar, que trabalha com a reflexologia da orelha, propondo alteração e/ou estímulo de qualquer parte do corpo humano, o qual, é representado com a posição de um feto invertido no pavilhão auricular. O presente estudo busca elucidar os efeitos da auriculoterapia no cotidiano do profissional de saúde, estudando suas reações e avaliando o bem-estar através da escuta qualificada e da aplicação do Levantamento de Sintomas de Stress. Utilizado como protocolo os pontos básicos da auriculoterapia, associando-os aos pontos referentes à queixa e/ou desconforto explicitado em anamnese antes de cada sessão e aplicado a Levantamento de Sintomas de Stress. A auriculoterapia foi eficaz em restaurar o equilíbrio no organismo da cliente, com melhora no padrão do sono e repouso, redução da irritabilidade e melhora do quadro álgico. A auriculoterapia pode ser muito útil tanto no tratamento quanto na prevenção do adoecimento dos profissionais de saúde, bem como na promoção e fortalecimento de sua saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma Queiroz de Siqueira

,

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Práticas integrativas e complementares em saúde: uma realidade no SUS. Revista Brasileira Saúde da Família. 2008. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/revista_saude_familia_especial_IX. Acesso em: 27 ago. 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS. Brasília: Ministério da Saúde; 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ pnpic.pdf. Acesso em: 27 ago. 2015.

FUNDAMENTOS ESSENCIAIS DA ACUPUNTURA CHINESA. Compilado pelas escolas de Medicina Tradicional de Beijing, Shangai e Nanjing e pelo Instituto de Acupuntura da Academia de Medicina Tradicional Chinesa. (Tradução de Sônia Regina de Lima Maike). São Paulo: ÍCONE, 1995.

GARCIA, E. Auriculoterapia. Roca: São Paulo, 1999.

HANS-ULRICH, H. Atlas colorido de acupuntura: pontos sistêmicos, pontos auriculares e pontos gatilhos com colaboração. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

HONG, J. P. Métodos de Acupuntura e Manipulações. São Paulo: Roca, 2005.

KUREBAYASHI, L. F. S. et al. Auriculoterapia chinesa para melhoria de qualidade de vida de equipe de enfermagem: ensaio clínico. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2012.

KUREBAYASHI, L. F. S.; SILVA, M. J. P. Auriculoterapia Chinesa para melhoria de qualidade de vida de equipe de Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. 2015.

LEVANTAMENTO DE SINTOMAS DE STRESS (LSS). Disponível em: http://www.estresse.com.br/auto_avaliacao-online/levantamento-de-sintomas-de-stress-lss/. Acesso em: 15 set. 2019.

Downloads

Publicado

2021-08-03

Como Citar

Pereira, J. M. do N. S., Siqueira, V. Q. de, Galindo, A. de O. R., Cavalari, V. M. da S., & Magalhães, D. M. de. (2021). A APLICAÇÃO DA AURICULOTERAPIA PARA ESTIMULAR O BEM ESTAR EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE: ESTUDO DE CASO. Gep News, 1(1), 17–24. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12127

Edição

Seção

Artigos