OFICINA DE HUMANIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Autores

  • Camila de Melo Moura
  • Gracielle Torres Azevedo
  • Sarah Lins de Barros Moreira
  • Sérgio Seiji Aragaki
  • Vanessa Ferry de Oliveira Soares

Palavras-chave:

Humanização da Assistência, Educação Continuada, Fisioterapia, Ensino Superior.

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de utilização da oficina no contexto de trabalho do SUS, junto a equipe de fisioterapeutas de um Hospital Público de Ensino na cidade de Maceió-AL. Método: trata-se de um estudo descritivo, reflexivo e analítico de fatos ou fenômenos, integrando construções teóricas e práticas. Resultados: a oficina promoveu uma reflexão dos participantes sobre a humanização da saúde, visto que possibilitou espaços de negociações de sentidos, sensibilizando as pessoas para a temática trabalhada. Considerações finais: A oficina como ferramenta da Educação Permanente em Saúde favoreceu negociações, abriu espaço de diálogo, de troca de experiências e promoção da reflexão, em um ambiente em que se valorizou a circulação da palavra e a interação de forma democrática. Dito isto, as oficinas podem ser consideradas importantes ferramentas, podendo ser usadas como estratégia pedagógica e de gestão do trabalho em saúde, visto que possibilitam a aprendizagem e permitem que todos possam expor suas opiniões e sugestões sobre problemas e soluções no contexto do trabalho em saúde.

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Publicado

2021-08-03

Como Citar

Moura, C. de M., Azevedo, G. T., Moreira, S. L. de B., Aragaki, S. S., & Soares, V. F. de O. (2021). OFICINA DE HUMANIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. Gep News, 1(1), 245–254. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12221

Edição

Seção

Artigos