OS IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DO DIAGNÓSTICO DO AUTISMO NO CONTEXTO FAMILIAR

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Daniella Alves Rodrigues
  • Kassiane Lins dos Santos
  • Thalya Maria Nunes Albuquerque
  • Luzia Mirely Silva de Araújo

Palavras-chave:

Autismo, Família, Impactos Psicossociais, Saúde da família, Psicologia.

Resumo

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que está completamente ligado ao âmbito familiar, devido ao seu diagnóstico se dar na infância, alterando a dinâmica da família e seu contexto psicossocial. Tendo em vista essa problemática, esta revisão integrativa buscou analisar as relações entre autismo e a interação familiar, a fim de conhecer os impactos psicossociais na família decorrentes do diagnóstico do autismo. O estudo foi composto das seguintes etapas: identificação do tema e seleção de pesquisa; estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão; identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados; categorização dos estudos selecionados; análise e interpretação dos resultados; e apresentação da revisão/síntese do conhecimento. Buscou-se artigos nas bases de dados eletrônicas LILACS, SciELO e PePSIC, através dos descritores: “autismo” e “dinâmica familiar”. Foram selecionados os artigos que respondem a questão norteadora e se encaixam nos seguintes critérios de inclusão: trata-se de estudos originais, publicados entre 2009 e 2019, independente do método utilizado, e escritos em língua portuguesa. A partir da análise dos artigos, percebeu-se que há uma nova realidade no contexto familiar após o diagnóstico do autismo. Esta nova realidade gera comprometimento na vida da família com filhos autistas. Observou-se a partir das literaturas incluídas nesta revisão que a interferência do autismo no contexto familiar decorre do aumento das necessidades e dúvidas que a família passar a conter após o diagnóstico. Tendo em vista o impacto que sofrem, essas famílias precisam que suas necessidades e dificuldades sejam trabalhadas através de uma atenção especializada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Critérios Diagnósticos e Códigos. In: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 50-59.

ANDRADE, A.; TEODORO, M. Família e autismo: Uma revisão de literatura. Contextos clínicos, v. 5, n. 2, p. 133-142, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cclin/v5n2/v5n2a08.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Diretrizes de atenção à reabilitação de pessoas com transtornos do espectro de autismo (TEA). Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_reabilitacao_pessoa_autismo.pdf. Acesso em: 08 set. 2019.

BRITO, A. R.; VASCONCELOS, M. M. Conversando sobre autismo - Reconhecimento precoce e possibilidades terapêuticas. In: CAMINHA et al. Autismo: Vivências e caminhos. São Paulo: Blusher, 2016. cap. 2, p. 23-32.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906. Acesso em: 01 set. 19.

CEZAR, P. K.; SMEHA, L. N. Repercussões do autismo no subsistema fraterno na perspectiva de irmãos adultos. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 33, n. 11, p. 51-60, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v33n1/0103-166X-estpsi-33-01-00051.pdf. Acesso em: 01 set. 19.

GARDIA, C.; TUCHMAN, R.; ROTTA, N. Autismo e doença invasiva de desenvolvimento. Jornal de pediatria, v. 80, n. 2, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n2s0/v80n2Sa10. Acesso em: 08 set. 2019.

MACHADO, M. S.; LONDERO, A. D.; PEREIRA, C. R. R. Tornar-se família de uma criança com transtorno do espectro autista. Contextos Clínic, São Leopoldo, v. 11, n. 3, p. 335-350, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822018000300006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 01 set. 2019.

MAPELLI, L.; BARBIERI, M.; CASTRO, G.; BONELLI, M.; WERNET, M.; DUPAS, G. Criança com transtorno de espectro autista: cuidado na perspectiva familiar. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 22, n. 4, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000400232&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 03 set. 2019.

MARQUES, M. H.; DIXE, M. A. R. Crianças e jovens autistas: impacto na dinâmica familiar e pessoal de seus pais. Rev. psiquiatr. clín., São Paulo, v. 38, n. 2, p. 66-70, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 01 set. 2019.

OLIVEIRA, G. Autismo: diagnóstico e orientação, Parte I - vigilância, rastreio e orientação nos cuidados primordiais de saúde. Sociedade Portuguesa de pediatria, v. 40, n. 6, p. 87-278, 2009. Disponível em: https://www.cpjcoimbra.com/wp-content/uploads/2017/03/Autismo.pdf. Acesso em: 08 set. 2019.

SILVA, S. B. O autismo e as transformações na família. 2009. Monografia (Bacharel em Psicologia) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/scheila%20borges%20da%20silva.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

ZANON, R.; BACKES, B.; BOSA, C. Identificação dos primeiros sintomas do autismo pelos pais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 25-33, 2014. Disponível em: http://cmpdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/186/2018/08/Artigo_01.pdf. Acesso em: 08 set. 2019.

Downloads

Publicado

2021-08-03

Como Citar

Rodrigues, D. A., Santos, K. L. dos, Albuquerque, T. M. N., & Araújo, L. M. S. de. (2021). OS IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DO DIAGNÓSTICO DO AUTISMO NO CONTEXTO FAMILIAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Gep News, 2(2), 66–75. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12275

Edição

Seção

Artigos