VIVÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE FONOAUDIOLOGIA NO ESTÁGIO INTEGRADO DE SAÚDE COLETIVA
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Estágio supervisionado, Saúde coletiva.Resumo
A Fonoaudiologia sendo a ciência que estuda os aspectos da comunicação humana, necessitou reverter o modelo do fonoaudiólogo com práticas assistencialistas, incorporando um profissional capaz de promover a saúde de forma responsável e proativa. Assim, a inclusão da Fonoaudiologia na equipe multidisciplinar, da Estratégia da Saúde da Família, em 2002, possibilitou o trabalho com as alterações da comunicação de acordo com as necessidades da comunidade. A matriz curricular das graduações de Fonoaudiologia, nas últimas décadas, passou por modificações, tendo como objetivo assegurar que os futuros profissionais vivenciam a realidade do Sistema Único de Saúde, integrando trabalho e educação. O presente estudo aborda a experiência de uma acadêmica de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL, ao longo do Estágio Supervisionado Obrigatório de Saúde Coletiva. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, ao longo do Estágio Supervisionado Integrado Obrigatório de Saúde Coletiva, que foi realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Centro de Referência de Assistência Social e em uma Escola Estadual, na cidade de Maceió- Alagoas, no período de março a julho de 2019, no turno da manhã na quinta-feira. Assim, a experiência do estágio possibilitou um vasto aprendizado em relação à fonoaudiologia e Saúde Coletiva, uma vez que a inserção do profissional fonoaudiólogo no campo das ciências da saúde, ainda é um evento recente, quando comparada a outras ciências. Dessa forma, evidencia-se as percepções sobre a importância da alusão da prática com a teoria.Downloads
Referências
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