EXPERIÊNCIAS NO PROJETO DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE NA PRIMEIRA INFÂNCIA (PEPPI)

Autores

  • Rita de Cássia Ramires da Silva
  • Ana Carolina Santana Vieira
  • Adrielly Cristina de Lima Raimundo

Palavras-chave:

Intervenção Precoce, Cuidado da criança, Relações comunidade-instituição.

Resumo

Trata-se de relato de experiência vivenciado por acadêmicas de Enfermagem enquanto monitoras voluntárias de extensão do “Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância - PEPPI”. Este, tem por objetivo promover atividades de estimulação precoce para crianças com atraso ou não no crescimento e desenvolvimento (CD), como forma de garantir que o mesmo seja efetivo e sadio, em contrapartida aos estímulos negativos aos quais as crianças podem estar submetidas, sejam eles biológicos ou sociais. Durante as atividades realizadas utilizou-se brincadeiras fundamentadas em referenciais teóricos como métodos de promover o estímulo aos eixos responsáveis pela maturação da criança - à saber, motor, cognitivo, sensorial, linguístico e social, partindo do princípio de que é imprescindível estimular todas as dimensões relacionadas com o desenvolvimento neuropsicomotor e social da criança, para a obtenção de um CD favoráveis. Para isso, contou-se como o apoio dos colaboradores da creche na qual o projeto está vinculado, como também as crianças são participativas, ativas e interessadas nas intervenções. A partir de ações de promoção e da efetiva atuação dos discentes, pode-se notar que a recreação, quando bem fundamentada, pode ajudar no desenvolvimento das mesmas. Ela permite antecipar-se ao possível dano e preveni-lo ou, quando já estão presentes, minimizá-los. Oportunizou-se também o crescimento teórico/prático para as discentes, ressaltando-se que as mesmas encontram-se, em decorrência das práticas vivenciadas, aptas a disseminar e realizar atividades de estimulação precoce, intervindo de forma positiva na saúde das crianças. Vale ressaltar ainda da importância da disseminação de tais informações, já que não são necessários recursos altos para a realização da estimulação precoce, constituindo-se então como uma importante ferramenta para a promoção a saúde.

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Publicado

2021-08-03

Como Citar

Silva, R. de C. R. da, Vieira, A. C. S., & Raimundo, A. C. de L. (2021). EXPERIÊNCIAS NO PROJETO DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE NA PRIMEIRA INFÂNCIA (PEPPI). Gep News, 2(2), 162–170. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12289

Edição

Seção

Artigos