IST/AIDS
OS EDUCANDOS DO CAMPO ESTÃO PREPARADOS PARA ESSA REALIDADE?
Palavras-chave:
Infecções Sexualmente Transmissíveis, Juventude do Campo, Educandos.Resumo
Este trabalho analisa a relação do debate sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com a juventude do campo, dentro de um ambiente de formação escolar, levantando informações de cuidado e prevenção. Para isso, tomou-se como referência a experiência de educação dos jovens do ensino médio de uma escola do campo. Nesse estudo realizou-se o levantamento de dados secundários sobre as principais temáticas da pesquisa e no trabalho de campo, foi feita a aplicação de um questionário com os educandos da escola em questão. Os dados analisados mostram a dificuldades enfrentadas com relação ao debate sobre as IST no âmbito escolar. A pesquisa demonstra ainda as dificuldades enfrentadas no âmbito familiar. Assim a importância deste trabalho está na possibilidade de compreender que o debate sobre as infecções sexualmente transmissíveis seja entendido como um processo de intervenção pedagógica nas escolas, em que esse processo tenha como objetivo de debater e problematizar questões relacionadas à sexualidade e às IST, possibilitando a discussão de diferentes pontos de vista.Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Minuta Agenda Estratégica População Chave. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Relatório de Monitoramento Clínico do HIV, Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017.
FERNANDES, M. M.; CASTRO, S. P. Juventude, sexualidade e saúde no universo rural: um olhar antropológico. Tempus, actas de saúde colet., Brasília, v. 8, n. 2, p. 225-242, jun. 2014.
RIBEIRO, P. R. M. (Org.). Sexualidade e educação: aproximações necessárias. São Paulo: Arte e Ciência, 2004, p. 153-79.
TORRES, D. F. C. Conhecimentos de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Métodos Contraceptivos numa amostra de 359 adolescentes do 8° ao 12° ano de escolaridade. Universidade Fernando pessoa, Porto, 2011.