A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE BUCAL NO CUIDADO DE PACIENTES ENTUBADOS
REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
A condição de saúde bucal interfere diretamente no estado geral do paciente, visto que focos de infecção ativos, podem exacerbar patologias de base, comprometer a função do sistema estomatognático e corroborar para o desenvolvimento de bacteremias transitórias em pacientes entubados. Assim, os protocolos de higiene bucal são práticas de extrema importância para a redução de complicações no tratamento de pacientes submetidos a terapia intensiva. Este trabalho trata-se de uma revisão integrativa, que objetivou analisar estudos sobre a importância da higienização bucal de pacientes entubados, suas metodologias e resultados. Os artigos deste estudo foram selecionados por meio das bases de dados: PubMed, Lilacs e Scielo. O levantamento limitou-se aos artigos publicados nos idiomas inglês e português, entre os anos de 2010 a 2020. Observou-se que colonização da cavidade bucal por patógenos respiratórios predispõe a colonização pulmonar, e o uso de protocolos efetivos de higiene bucal com colutórios e métodos mecânicos de higiene, diminui a incidência de complicações respiratórias em unidades de tratamento intensivo. Por fim, ficou evidente que o desenvolvimento de um protocolo padronizado de higiene bucal em pacientes entubados, além de seguro, contribui para redução de custos hospitalares, tempo de internação e índices de mortalidade.
Downloads
Referências
ANDRADE, E. et al. Dental care to patients in intensive care unit. The Open Brazilian Dentistry Journal, Patos, v.1, n.1, p.1-11, 2020.
CHACKO, R. et al. Oral decontamination techniques and ventilator-associated pneumonia. Br. J. Nurs., London, v.26, n.11, p.594-599, 2017.
QUADROS, C. T. P. et al. Importância dos cuidados de higiene oral realizados em pacientes intubados no centro de terapia intensiva. Rev. Saúde Coletiva, Santana do Parnaíba, v.09, n.51, p.1933-1938, 2019.