IMPORTÂNCIA DO CUIDADO MULTIPROFISSIONAL E HUMANIZADO NO TRATAMENTO DA OBESIDADE
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO
Resumo
Introdução: A obesidade é uma doença complexa e multifatorial, sendo necessária uma abordagem multidisciplinar e humanizada para o seu manejo. O objetivo deste trabalho é descrever a experiência de acadêmicas de nutrição em um ambulatório de nutrição em obesidade, destacando a importância do cuidado multiprofissional e humanizado para o paciente com obesidade. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo descritivo do tipo relato de experiência de acadêmicas do curso de nutrição que integraram o ambulatório de nutrição em obesidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, de setembro a dezembro de 2019. Resultados e Discussão: Ao longo da prática clínica foram desenvolvidas competências técnicas e relacionais de forma humanizada, havendo ainda diálogo com outros profissionais, bem como necessidade de encaminhamento de casos a outros especialistas, mostrando a importância da multidisciplinaridade no atendimento aos usuários com obesidade, o que é preconizado por entidades especializadas em obesidade. Conclusões: A experiência ambulatorial demonstrou a necessidade da atenção multidisciplinar e humanizada no cuidado do paciente com obesidade e de espaços de troca de saberes entre diferentes profissionais e acadêmicos de nutrição.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA OBESIDADE E DA SÍNDROME METABÓLICA (ABESO). Diretrizes Brasileiras de Obesidade 2016. 4. ed. São Paulo: ABESO, 2016.
BISCHOFF, S.C. et al. Towards a multidisciplinary approach to understand and manage obesity and related diseases. Clinical Nutrition, [s.l.], v.36, n.4, p. 917-938, 2017.
JENNINGS, A. et al. Evaluation of a multidisciplinary Tier 3 weight management service for adults with morbid obesity, or obesity and comorbidities, based in primary care. Clinical Obesity, [s.l.], v.4, p.254-266, 2014.
YUMUK, V. et al. An EASO Position Statement on Multidisciplinary Obesity Management in Adults. Obes Facts., [s.l.], v.7, p.96-101, 2014.