CURSO VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA

RELATO DE EXPERIÊNCIA ENQUANTO DISCENTE

Autores

  • Joicielly França Bispo
  • Ivens Bruno Vieira Cabral
  • Maria Natana Silva Cardoso
  • Dayane de Araújo Leite Oliveira
  • Julio Cesar Silva Oliveira

Resumo

A chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil, medidas preventivas como o fechamento de instituições de ensino e distanciamento social foram tomadas, e com isso, houve a necessidade de uma readequação das formas de ensino para um modelo remoto. O Curso Básico de Pré-Natal de Risco Habitual em meio à Pandemia da Covid-19 foi um curso planejado inteiramente para esse novo formato, remoto, e ocorreu entre agosto e setembro de 2020. O objetivo deste trabalho é construir um relato de experiência sob o ponto de vista de discentes que participaram do referido curso. Pôde-se perceber que o curso facilitou a troca de experiências entre profissionais e estudantes bem como uma discussão sobre a diferença entre a teoria apresentada nos manuais e protocolos governamentais e a realidade vivenciada no serviço, além de oferecer uma atualização sobre a conduta do pré-natal nessa nova realidade de pandemia. Apesar disso, foi constatado que o espaço da sala de aula é insubstituível, pois o contato humano é diferente do que o mundo virtual é capaz de oferecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEZERRA, I. M. P. Estado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do corona vírus. J. Hum. Growth. Dev., Santo André, v.30, n.1, p.141-147, 2020. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/jhgd/article/view/10087. Acesso em: 03 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil confirma primeiro caso da doença. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46435-brasil-confirma-primeiro-caso-de-novo-coronavirus. Acesso em: 03 out. 2020.

GUAN, W. et al. Clinical Characteristics of Coronavirus Disease 2019 in China. N. Engl. J. Med., [s.l.], v.382, n.18, p.1708-1720, 2020. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2002032. Acesso em: 02 out. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Recomendações da OMS sobre atendimento pré-natal para uma experiência gestacional positiva: Resumo. 2018. Disponível em: https://www.who.int/reproductivehealth/publications/anc-positive-pregnancy-experience-summary/pt/. Acesso em: 08 out. 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-09

Como Citar

Bispo, J. F. ., Cabral, I. B. V. ., Cardoso, M. N. S. ., Oliveira, D. de A. L. ., & Oliveira, J. C. S. . (2021). CURSO VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA ENQUANTO DISCENTE. Gep News, 5(1), 91–94. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12872

Edição

Seção

Artigos