HIGIENE CORPORAL
DIFICULDADES OBSERVADAS NA PRÁTICA DE BANHO NO LEITO POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Resumo
A higiene corporal compreende ações que visam a promoção da saúde entre outros diversos benefícios. Pessoas hospitalizadas e que estão sob cuidados críticos têm o seu autocuidado prejudicado, e por isso requerem cuidados de forma a suprir esta necessidade sob a forma de banho no leito. Entretanto, essa atividade oferece riscos tanto aos profissionais, quanto aos pacientes. O objetivo deste estudo é relatar as dificuldades observadas em prática, no decorrer de um banho no leito, realizado em um paciente, por acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência, com caráter descritivo, vivenciado por acadêmicos do 4º período de enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, durante aulas práticas do módulo de Ambiente Terapêutico, em um hospital público, situado na cidade de Maceió-AL. Durante o banho foram identificadas circunstâncias desfavoráveis desde a falta de material à risco ergonômico aos profissionais, apesar disso, ele pode ser um fator fundamental para a construção de confiança entre profissional e paciente. O banho no leito, de fato, é essencial para a manutenção da higiene corporal, entretanto para sua execução, dificuldades podem surgir, fazendo necessária uma maior dedicação e cuidado daqueles que o realizam.
Downloads
Referências
COSTA, G. S. et al. Banho no leito em cuidados críticos: uma revisão integrativa. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v.32, 2018.
DIAS, J. A. A. et al. O banho no leito na óptica de estudantes de graduação em enfermagem The bed bath according to the undergraduate nursing students’ perspective. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental, Rio de Janeiro, v.8, n.4, p.5087-5094, 2016.
MÖLLER, G.; MAGALHÃES, A. M. M. de. Banho no leito: carga de trabalho da equipe de enfermagem e segurança do paciente. Texto & Contexto-Enfermagem, Florianópolis, v.24, n.4, p.1044-1052, 2015.
NEPOMUCENO, B. C. et al. Banho No Leito: o Discurso do Sujeito Coletivo de Pacientes Hospitalizados/Bath In Bed: the Collective Subject Discourse of Hospitalized Patients. Revista Ciências Em Saúde, Itajubá, v.4, n.1, p.18-24, 2014.