A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL COLETIVO NOS ÚLTIMOS MOMENTOS DA GESTAÇÃO
Resumo
O período gestacional implica em uma fase que compreende várias modificações na vida da mulher onde o corpo feminino vivencia novas experiências podendo gerar diversos sentimentos. No entanto, estas mulheres passam por um processo de medos e incertezas durante este período gestacional, trazendo consigo expectativas e que são caracterizadas como únicas na sua vida. O objetivo deste estudo é enfatizar a importância do pré-natal no período final da gestação e o compartilhamento de experiências. Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de um pré-natal coletivo, realizada por acadêmicos do 6º período de enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas no Centro de Atendimento à Comunidade, durante práticas do módulo de saúde da mulher, sob supervisão da professora responsável, no município de Maceió-Alagoas. No momento do pré-natal coletivo, as gestantes foram orientadas quanto a melhor opção de parto, os métodos realizados, o planejamento de parto, quais os riscos e benefícios nesse momento especial mãe-bebê e a importância da mãe estar ciente do que deseja para seu parto e o respeito por esse momento importante. A importância da assistência pré-natal de qualidade e eficiente, pois, as mulheres sentem-se mais encorajadas a passar por essa fase de maneira mais fácil. A vivência do pré-natal coletivo, expõe várias potencialidades, como também, possibilita outras práticas e linhas de cuidado para as gestantes de maneira mais humanizada.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Programa de Humanização do Parto: humanização no pré-natal e nascimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
PICCININI, C. A. et al. Percepções e sentimentos de gestantes sobre o pré-natal. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v.28, n.1, p.27-33, mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 out. 2020.
VASCONCELOS, E. M. Educação Popular e a Atenção à Saúde da Família. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2015.
VIELLAS, E. F. et al. Assistência pré-natal no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 30, p.S85-S100, 2014. Suppl.1.