DIMENSIONAMENTO DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM CRIANÇAS COM SÍNDROME NEFRÓTICA HOSPITALIZADAS
Resumo
A Síndrome Nefrótica é caracterizada por proteinúria maciça, hipoalbuminemia, hiperlipidemia e edema, além de sintomas como dor abdominal, podendo evoluir, em casos mais severos, para uma insuficiência renal aguda. Nesse sentido, a criança com síndrome nefrótica deve ser acompanhada frequentemente pela equipe multidisciplinar de saúde e ter uma atenção especial de seus pais e familiares. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão de literatura, realizado em outubro de 2020, em busca de bases de dados online, a partir do cruzamento dos descritores com o uso operadores booleanos: síndrome nefrótica AND enfermagem AND saúde da criança. As hospitalizações frequentes na vida de uma criança com Síndrome Nefrótica podem repercutir negativamente no crescimento e desenvolvimento saudável. Outrossim, é sabido que as infecções são a principal causa de intercorrências e um fator chave para alteração do tratamento e prognóstico de crianças nefropatas, nesse sentido os cuidados da equipe de enfermagem contribuem para a minimização dos agravos e melhora no quadro clínico da criança. Conclui-se que há a necessidade de mais estudos voltados a atuação de enfermagem no cuidado à criança com síndrome nefrótica.
Downloads
Referências
BÉRODY, S. et al. Treatment and outcome of congenital nephrotic syndrome. Nephrology Dialysis Transplantation, [s.l.], v.34, n.3, p.458-467, 2019.
COSTA, W. K. dos S. et al. Como as mães percebem seus filhos com a síndrome nefrótica. Rev. enferm. UFPE, Recife, v.9, n.2, p.624-632, 2015.
DUFEK, S. et al. Infants with congenital nephrotic syndrome have comparable outcomes to infants with other renal diseases. Pediatric. Nephrology, [s.l.], v.34, n.4, p.649-655, 2019.
LIN, M. et al. Um estudo empírico sobre o sistema de índice de uso racional de medicamentos em crianças com síndrome nefrótica primária: um estudo transversal. Medicine, [s.l.], v.99, n.32, 2020.
RIBEIRO, R. L. R.; ROCHA, S. M. M. Enfermagem e famílias de crianças com síndrome nefrótica: novos elementos e horizontes para o cuidado. Texto & Contexto-Enfermagem, Florianópolis, v.16, n.1, p.112-119, 2007.