ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA GESTÃO DE EPI'S DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DURANTE A PANDEMIA PELO COVID-19
Resumo
Diante da demanda mundial crescente por Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), coube às instituições de referência para assistência a pacientes suspeitos ou confirmados pelo COVID-19 a definição de estratégias para atendimento a esta demanda. Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, objetivou analisar as medidas adotadas pelo Setor de Suprimentos do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, em vistas da manutenção dos estoques de EPI’s, durante o enfrentamento do COVID-19. O cenário deste estudo instituiu grupos de trabalho e comissões para avaliação e revisão de processos de aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de EPI’s. Através de gestão de pessoas, infraestrutura e gestão de suprimentos, a interdisciplinaridade permitiu que os diversos setores revisassem os processos de gestão destes produtos. Tornou-se possível, através de trabalho interdisciplinar, responsabilidade dos gestores e comprometimento dos colaboradores, impedir uma ruptura dos estoques de materiais, bem como a suspensão de procedimentos, cumprindo do seu papel social diante da estratégia nacional desenvolvida contra o COVID-19.
Downloads
Referências
PARK, C. Y. et al. Global shortage of personal protective equipment amid COVID19: supply chains, bottlenecks, and policy implications. ADB Briefs, [s.l.], n.130, 2020.
REMKO, V. H. Research opportunities for a more resilient post-COVID-19 supply chain – closing the gap between research findings and industry practice". International Journal of Operations & Production Management, [s.l.], v.40, n.4, p. 341-355, 2020.