ACOLHIMENTO AO PACIENTE COM HIV/AIDS
UMA ABORDAGEM PRÁTICA ENTRE PRECEPTORIA EM SAÚDE E EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
Resumo
O grande desafio atual para o ensino na saúde está em diminuir o abismo entre teoria e prática e o desenvolvimento de uma avaliação sistematizada para maximizar a percepção da tríade da aprendizagem ativa: aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a ser. A escassez de comunicação entre profissionais e entre profissionais e pacientes dificulta uma consciência situacional no ambiente de trabalho sem fomento à interdisciplinaridade e a resolutividade do serviço prestado. Logo, surge os questionamentos de como estabelecer relação de confiança no acolhimento, entre equipe multiprofissional e pacientes, tornando-se uma ferramenta de ação 100% exequível? Objetiva-se construção protocolo de habilidades em acolhimento ao paciente recém diagnosticado com HIV/aids numa perspectiva multiprofissional com projeto de intervenção, do tipo plano de preceptoria a ser desenvolvido no Hospital Dia, referência estadual em atendimento aos pacientes infectados com HIV/Aids, com a finalidade para formação sistemática e transparente entre tríade tutoria, preceptoria e residentes.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.
COSTA, M. V. et al. Educação interprofissional em saúde. Natal: SEDIS/UFRN, 2018.
PEDUZZI, M. et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista escola enfermagem USP, São Paulo, p.978, 2013.