A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA COMO FATOR DE RISCO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre o impacto da violência psicológica no desenvolvimento cognitivo infantil relacionado às condições sociais, históricas e culturais. O percurso metodológico da referida pesquisa é de cunho bibliográfico, desenvolvido por meio de uma abordagem de pesquisa teórica explicativa de natureza qualitativa pautada na ideia de desenvolvimento infantil destacado nos estágios sensório motor e pré operacional difundidos pelo suíço Jean Piaget apresentados nos estudos de Coll; Palacios; Marchesi (1995), com Phillippe Ariès (2012) apresentando a infância ao longo da história mostrando a figura da criança com um adulto em miniatura, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) discutindo a importância da infância, contribuições de Bueno e Maio (2015) sobre violência psicológica bem como Abranches e Assis (2011) discutindo sobre a invisibilidade desse tipo de violência apontando alguns resultados de estudos acerca dessa temática, e nas disposições da Lei 8.069 de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); em Gardner (1995) que trata acerca da múltiplas inteligências; nas contribuições de Goleman (1996) no qual aborda a inteligência emocional; com base no Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no que diz respeito a vulnerabilidade das crianças à violência nesse tempo da pandemia do coronavírus; na reportagem “Quais os efeitos da pandemia no desenvolvimento infantil” do jornal Nexo redigida por Cesar Gaglioni (2020). Por fim, apresenta as considerações finais acerca da dificuldade na aprendizagem, no desenvolvimento de baixa autoestima e autonomia da criança na vivência da primeira infância.
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Referências
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