VISITA VIRTUAL

STRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO NA UNIDADE COVID-19 HOSPITALAR

Autores

  • Vanessa Ferry de Oliveira Soares
  • Sarah Lins de Barros Moreira
  • Fayruz Helou Martins
  • Adriana Rego Lima Costa
  • Vilna Damasceno

Resumo

Este relato de experiência aborda uma ação de humanização que utiliza a visita virtual para produzir cuidado e facilitar as relações interpessoais de pacientes com COVID-19 em internação hospitalar. O objetivo é descrever as ações do projeto de humanização na Unidade COVID-19 em um hospital de ensino e assistência, que utiliza tecnologia para prover visita familiar no contexto do isolamento decorrente da pandemia. As ações de humanização são conduzidas por grupo interprofissional, que visita a área duas vezes por semana, ofertando escuta psicológica e visita virtual familiar, além de realizar o monitoramento diário por telefone das famílias envolvidas. Os principais obstáculos à atividade se deram na fase de implantação, em relação à dificuldade de acesso à internet e disponibilidade dos aparelhos tecnológicos. A equipe, então, articulou alternativas e conseguiu a doação de um aparelho celular, que viabilizou a realização das atividades. Os resultados da ação incluem, de maio a setembro de 2020, a realização de 412 atendimentos de visita virtual, cinco atendimentos psicológicos on-line e 27 atendimentos psicológicos presenciais. Portanto, uma prática humanizada junto às pessoas usuárias hospitalizadas pela COVID-19 e seus familiares, mostrou a necessidade da construção de cuidado interprofissional, dentro do princípio de assistência integral à saúde.

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Referências

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Publicado

2021-09-09

Como Citar

Soares, V. F. de O. ., Moreira, S. L. de B. ., Martins, F. H. ., Costa, A. R. L. ., & Damasceno, V. . (2021). VISITA VIRTUAL: STRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO NA UNIDADE COVID-19 HOSPITALAR. Gep News, 5(1), 367–372. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12934

Edição

Seção

Artigos