O LÚDICO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E HUMANIZAÇÃO EM ALA PEDIÁTRICA
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
As interferências que o ambiente hospitalar exerce na hospitalização de crianças provocam mudanças comportamentais e de humor. O lúdico apresenta-se como estratégia, ajudando o pequeno paciente a lidar com expectativas e medo. O Resgatar Sorrisos é um projeto de extensão promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, que reúne estudantes alagoanos, trabalhando de forma lúdica a Humanização e Educação em Saúde com pacientes e acompanhantes da pediatria de hospitais públicos. Os encontros acontecem semanalmente, sendo um sábado para os planejamentos elaborando atividades lúdicas, e no sábado seguinte o desenvolvendo as ações. As ferramentas utilizadas no segundo semestre de 2019, envolveram atividades lúdicas com temas como saúde bucal, alimentação saudável, bullying e meio ambiente. Os integrantes foram divididos em duplas entre as enfermarias e observação pediátrica. No semestre relatado foram atendidos em média 420 usuários, entre crianças e acompanhantes. Tendo em vista que o brincar faz parte do universo da criança e é ferramenta indispensável para o seu desenvolvimento, promover atividades como as propostas pelo projeto trouxe aos atendidos uma ressignificação de suas realidades. Além de proporcionar um ambiente mais atrativo para as crianças e acompanhantes, os recursos lúdicos abordaram temas que facilitaram o processo de educação em saúde, na conscientização do cuidado. Aos extensionistas o projeto contribuiu para uma formação mais humanizada, tornando-os futuros profissionais sujeitos mais críticos. Conclui-se que a humanização é agente de mudanças indispensável no ambiente hospitalar, estendendo-se por toda vida dos pacientes, acompanhantes e aos membros do projeto.
Downloads
Referências
ARAÚJO R. A. S et al. Uso de atividades lúdicas no processo de humanização em ambiente hospitalar pediátrico: relato de experiência. Interfaces, Belo Horizonte, v.5, n.1, p.166-172, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19000/16014. Acesso em: 25 out 2020.