A IMPORTÂNCIA DAS LIGAS ACADÊMICAS PARA A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
Resumo
As ligas acadêmicas são entidades com estratégias na formação universitária do processo ensino-aprendizagem de seus componentes que exprimem interesses em comum, que se reúnem para elaborar atividades práticas e teóricas de atividades extraclasses, no ensino, pesquisa e extensão, sendo supervisionados por docentes. O presente artigo tem o objetivo de relatar as contribuições das ligas acadêmicas na formação universitária. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório do tipo revisão integrativa da literatura, onde foram realizadas na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), sendo encontradas nas bases de dados LILACS e Scielo no período de outubro/2020, onde foram utilizadas as palavras-chave: “ligas acadêmicas”; “formação universitária”; “graduação em saúde”. Utilizando o operador booleano “AND”. Evidenciou-se que as atividades realizadas pelos componentes das ligas possibilitam a troca de experiências construtivas, de maneira a promover o aprimoramento das habilidades técnicas, mas também para seus aspectos pessoais e acadêmicos, e auxiliando, portanto na construção da identidade do ser profissional a serviço da comunidade, com ações direcionadas para a promoção à saúde e educação continuada.
Downloads
Referências
ARAÚJO, C. R. C. et al. Contribuição das Ligas Acadêmicas para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. ReTEP, Fortaleza, v.10, n.3, p.3-8, 2018.
CAVALCANTE, A. S. P. et al. As Ligas Acadêmicas na Área da Saúde: Lacunas do Conhecimento na Produção Científica Brasileira. Rev. bras. educ. med., Brasília, v.42, n.1, jan./mar. 2018.
FERREIRA, I. G.; SOUZA, L. E. A.; BOTELHO, N. M. Ligas Acadêmicas de Medicina: perfil e contribuições para o ensino médico. Rev. Soc. Bras. Clin. Med., São Paulo, v.14, n.4, out./dez. 2016.
MOREIRA, L. M. et al. Ligas Acadêmicas e Formação Médica: Estudo Exploratório numa Tradicional Escola de Medicina. Rev. bras. educ. med., Brasília, v.43, n.1, jan./mar. 2019.
SANTOS, C. M. C.; PIMENTA, C. A. M.; NOBRE, M. R. C. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Rev. Latino-am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.15, n.3, jun. 2007.
SILVA, A. A. et al. A participação das ligas acadêmicas na formação médica - prós e contras: uma revisão. Mato Grosso do Sul: Inovar, 2020.
SILVA, L. E. As ligas acadêmicas e suas repercussões na formação profissional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.
SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v.8, n.1, jan./mar. 2010.