O DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO INFANTIL

EFEITOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL

Autores

  • Jarezia Barreto do Nascimento
  • Karina da Silva Figueiredo
  • Wilker Araújo de Melo
  • Rita de Cássia Ramires da Silva
  • Ana Carolina Santana Vieira

Resumo

O presente estudo visa apresentar e esclarecer a importância do desenvolvimento infantil e os efeitos do distanciamento social, assim como a necessidade de estímulos para um desenvolvimento cognitivo pleno. Tendo em vista o vírus COVID-19, a medida tomada foi o distanciamento social, sendo desenvolvido dessa forma uma conjuntura nacional que exigiu novas modalidades de trabalho, como o Home office, de maneira que diversos trabalhadores passaram a exercer suas funções de trabalho em casa e, dentre eles, os professores. Com todos em casa há uma grande questão a ser considerada: a qualidade do desenvolvimento das crianças, que passaram a ficar em casa com sua família por tempo integral. Dessa forma, o estudo apresenta fundamentação teórica, constitucional, observações da realidade e pesquisas. Sendo concluído que o período de distanciamento social é desafiante para todos, mas pode ser principalmente prejudicial para o desenvolvimento infantil, seja cognitivo, emocional, motor ou psíquico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARANTE, S. Covid-19: como o isolamento social influencia a saúde mental infantil. 22 jun. 2020. Disponível em: http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/683-isolamento-social. Acesso em: 6 out. 2020.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com alterações adotadas pelas Emendas constitucionais de revisão nº 1/1992 a 99/2017, pelo Decreto legislativo nº 186/2008 e pelas Emendas constitucionais de revisão nº 1 a 6/1994. 53. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2018.

CUNHA, M. V. Piaget: Psicologia Genética e Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

FUNDAÇÃO ABRINQ (FADC). COVID-19: os impactos do isolamento social na saúde mental das crianças e dos adolescentes. 15 maio 2020. Disponível em: https://www.fadc.org.br/noticias/covid-19-impactos-isolamento-social-saude-mental-criancas-adolescentes. Acesso em: 6 out. 2020.

INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO DA SAÚDE (IASAÚDE). Cérebro é como espoja até aos 11 anos de idade. 27 out. 2020. Disponível em: https://iasaude.pt/index.php/informacao-documentacao/recortes-de-imprensa/1893-cerebro-e-como-uma-esponja-ate-aos-11-anos-de-idade. Acesso em: 6 out. 2020.

INSTITUTO NEURO SABER. Desenvolvimento Cognitivo Infantil: percepções, reações e competências. 31 ago. 2016. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/desenvolvimento-cognitivo-infantil-percepcoes-reacoes-e-competencias/. Acesso em: 6 out. 2020.

RAVASIO, M. H.; FUHR, A. P. de O. Infância e tecnologia: aproximações e diálogos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v.15, n.2, p.220-229, maio/ago. 2013.

REGO, T. C. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

SAFETEC. Pontos negativos da tecnologia na educação: 6 principais malefícios para ficar atento. 9 abr. 2020. Disponível em: https://educadordofuturo.com.br/tecnologia-na-educacao/pontos-negativos-tecnologia-educacao/. Acesso em: 6 out. 2020.

SCHADY, N. et al. Gradientes Socioeconômicos no Desenvolvimento Cognitivo da Primeira Infância em Cinco Países da América Latina. [s.l.]: Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2014. (Série Documentos de Trabalho do BID; 482). Disponível em: https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/gradientes-socioeconomicos-de-desenvolvimento-cognitivo-da-pi-em-5-paises-da-al/. Acesso em: 6 out. 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-09

Como Citar

Nascimento, J. B. do ., Figueiredo, K. da S. ., Melo, W. A. de ., Silva, R. de C. R. da ., & Vieira, A. C. S. . (2021). O DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO INFANTIL: EFEITOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL. Gep News, 5(1), 487–492. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12958

Edição

Seção

Artigos