MEDIDAS DE PREVENÇÃO ADOTADAS NO SISTEMA PRISIONAL EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
Com o novo coronavírus há uma necessidade de distanciamento social no mundo, a população privada de liberdade, já vive em uma condição de confinamento, em ambiente de aglomeração e superlotado, com dificuldades para manter a assistência à saúde e as medidas de prevenção contra a doença são maiores, pelo o contexto precário das penitenciárias. O presente estudo, tem por objetivo relatar as experiências de estudantes de enfermagem relacionadas ao enfrentamento da covid-19, dentro de um estabelecimento prisional feminino. Trata-se de um relato de experiência, que foi realizado a partir do projeto de extensão ações de saúde realizado em um presidio femino. As medidas adotadas foram o fornecimento de informações sobre o novo vírus, transmissão, sintomas e prevenção, equipamentos de proteção individual para funcionários, adequação do ambiente prisional, dispondo de sabão e pias em locais estratégicos para higienização, e suspensão de visitas familiares, suspensão da entrada de pessoas além dos próprios funcionários, e a aplicação da quarentena para as reeducandas que deram entrada durante a pandemia, ficando em local separado durante o período de 15 dias para monitoramento da saúde caso apresentem sintomas. Dessa maneira, as ações de saúde colaboram para prevenir a disseminação do novo coronavírus dentro do sistema prisional.
Downloads
Referências
AQUINO, E. M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.25, p.2423-2446, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus - Covid-19. Brasília: Ministério da Saúde,. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/. Acesso em 21 abr. 2020
BRASIL. Ministério da Saúde. Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário. Portaria Interministerial no 1777 de 09 de novembro de 2003. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Protocolo de manejo clínico do coronavírus (covid-19) na atenção primária a saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.
BRASIL. Ministério de Saúde. Plano Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
ROSA, A. M.; TONIAL, S. M.; WENDRAMIN, C. Sistema penitenciário catarinense, superlotação e o covid-19. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc São Miguel do Oeste, v.5, 2020.