COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Palavras-chave:
má notícia; comunicação; pandemia.Resumo
Má notícia, definida como uma informação que carrega enorme carga emocional e tem grande potencial de mudar a vida e a perspectiva das pessoas que recebem essas notícias. Durante a pandemia, devido à elevada disseminação do vírus, a taxa de mortalidade variou de 2 a 15%, e um elevado número de casos, com a evolução rápida dos casos graves. Buscou-se analisar as estratégias utilizadas para comunicação de más notícias durante a pandemia. Estudo de revisão sistemática integrativa. Observados protocolos utilizados para comunicação de más notícias e adaptações para o cenário atual; e mudanças ocorridas durante a pandemia.
Downloads
Referências
ADENIYI, O.V., KAYEMBE, D.K. Habilidades para comunicar o resultado da síndrome respiratória aguda grave do coronavírus-2 aos pacientes e / ou parentes. South African Family Practice, v. 63, n. 1, a5221. DOI: https://doi.org/10.4102/safp.v63i1.5221. Acesso em: 6 out. 2021.
ARAUJO, Janete; LEITÃO, Elizabeth Maria. A comunicação de más notícias: mentira piedosa ou sinceridade cuidadosa. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, v. 11, n. 2, 2012. Disponível em:<https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistahupe/article/view/8943>. Acesso em: 7 de out. de 2021
BAYARD, Rodolfo Isidro Bosch; ASPIAZU, Miguel Angel Blanco; BLANCO, Ana Lidia Rodriguez. Cómo debemos comunicar malas noticias en tiempos de pandemia. Revista Habanera de Ciencias Médicas, [S.l.], v. 20, n. 4, p. e3450, jun. 2021. ISSN 1729-519X. Disponible en: <http://www.revhabanera.sld.cu/index.php/rhab/article/view/3450/2917>. Acesso em: 6 out. 2021
BELLI, Laura F. Recomendaciones para la comunicación de malas noticias por teléfono durante la pandemia por SARS-CoV-2. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 44, p. e69, 2020. Disponível em:<https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52157/v44e692020.pdf?sequence=3&isAllowed=y>. Acesso em: 7 out. 2021.
BOTELHO, Louise Lira Roedel; DE ALMEIDA CUNHA, Cristiano Castro; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em:<https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906>. Acesso em: 6 out. 2021.
CAMARGO, Nicole Cavalari et al. Ensino de comunicação de más notícias: revisão sistemática. Revista Bioética, v. 27, p. 326-340, 2019. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/bioet/a/GmHzf35H3z8tHBnCr8dQNHF/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 7 out. 2021.
GONÇALVES JÚNIOR, J. et al. Mudanças na comunicação de más notícias no contexto do COVID-19: adaptações ao protocolo SPIKES no contexto da telemedicina. Fronteiras em Psiquiatria, v. 11, 2020. Disponível em:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7732520/. Acesso em: 7 out. 2021.
HAUK, Helen et al. Breaking bad news to cancer patients in times of COVID-19. Supportive Care in Cancer, v. 29, n. 8, p. 1-4, 2021. Disponível em:<https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00520-021-06167-z#citeas>. Acesso em: 6 out. 2021.
KAYROUZ, Rony et al. A Review and Clinical Practice Guideline for Health Professionals Working With Indigenous and Culturally and Linguistically Diverse (CALD) Populations During COVID-19. Frontiers in Public Health, v. 9, 2021. Disponível em:<https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpubh.2021.584000/full>. Acesso em: 6 out. 2021.
LANDA-RAMÍREZ, Edgar et al. Communicating bad news in the context of COVID-19. Boletín médico del Hospital Infantil de México, v. 78, n. 1, p. 59-65, 2021. Disponível em:<http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-11462021000100059>. Acesso em: 6 out. 2021.
SOUZA, M. T. de; SILVA, M. D. da; CARVALHO, R. de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, mar. 2010 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.hp?script=sci_arttext&pid=S1679-45082010000100102&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 6 out. 2021.
TRAIBER, Cristiane; LAGO, Patrícia M. Comunicação de más notícias em pediatria. Boletim Científico de Pediatria, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em:<https://www.sprs.com.br/sprs2013/bancoimg/131210152030bcped_12_01_02.pdf>. Acesso em: 7 out. 2021.
VITTO, Christina et al. Teaching Toolbox: Breaking Bad News with Virtual Technology in the Time of COVID. Journal of Cancer Education, v. 14, p. 1-4, 2021. Disponível em:<https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs13187-021-01975-7>. Acesso em: 7 out. 2021.
WOLF, I., WAISSENGRIN, B., & PELLES, S. Dando notícias ruins via telemedicina: um novo desafio em tempos de epidemia. O oncologista, v. 25 n. 6, 2020. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7288637/>. Acesso em: 7 out. 2021.