A PRECEPTORIA EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Palavras-chave:
preceptoria; fisioterapia; pandemia.Resumo
O estágio curricular supervisionado enfrentou grandes desafios com a pandemia do novo coronavírus. Objetivo: Refletir sobre o ECS em Fisioterapia Hospitalar, no cenário da pandemia, bem como os impactos, desafios e estratégias de enfrentamento, no âmbito de um hospital público de ensino. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter qualitativo. Resultados: Dos desafios encontrados destaca-se a mudança do perfil dos pacientes que exigiu uma nova perspectiva de cuidado. Conclusão: consideramos relevante o retorno do estágio curricular hospitalar neste contexto da pandemia, pois contribuiu com a formação de futuros profissionais fisioterapeutas, preparando-os para o desempenho de suas funções.
Downloads
Referências
AUTONOMO, F. R. O. M. A preceptoria em saúde a partir das publicações brasileiras. 2013. 63 f. Dissertação (de Mestrado em Saúde Pública) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013.
BRASIL. Portaria nº 345 de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 mar 2020. Seção 1-Extra: 1. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-345-de-19-de-marco-de-2020-248881422?inheritRedirect=true&redirect=%2Fweb%2Fguest%2Fsearch%3FqSearch%3DPortaria%2520345%2520de%252019%2520de%2520mar%25C3%25A7o%2520de%25202020 Acesso em: 21 out. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Conselho Universitário. Resolução nº 26/2020, de 21 de outubro de 2020. Institui a composição das Comissões Especiais para elaboração do plano de retomada das atividades da UFAL no período da pandemia da Covid-19. Maceió: Conselho Universitário, 2020. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/40070/1837975/ABNT+NBR+6023+2018+%281%29.pdf/3021f721-5be8-4e6d-951b-fa354dc490ed. Acesso em: 21 out. 2021.
ESTEVES, L. S. F. et al. Clinical supervision and preceptorship/tutorship: contributions to the Supervised Curricular Internship in Nursing Education. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, n. 6, nov./dez. 2019.
FERNANDES, J. D. et al. Estágio supervisionado de enfermagem na pandemia COVID-19 Escola Anna Nery, 25(spe). 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0061. Acesso em: 21 out. 2021.
KARSTEN, M., MATTE, D.L., ANDRADE, F.M.D. A pandemia da COVID-19 trouxe desafios e novas possibilidades para a Fisioterapia no Brasil: estamos preparados? Revista Pesquisa em Fisioterapia, Salvador, v. 10, n. 2, p. 142-145, maio 2020.
MACÊDO, R.C.; MIRANDA, E.C.B.M. O papel do preceptor na Residência Multiprofissional em Saúde: reflexões sobre o tema. [S. l.: S. n.], [201-].
MARRAN, N.A. et al. As políticas educacionais e o estágio curricular supervisionado no curso de graduação em enfermagem. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.13 n. 1, p. 89-108, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/D4pfhKkMdRvFKbgsLgt6sDH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 out. 2021.
MINAYO, M. C. S. et al (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p.37, 1999.
SILVA, T. M. O. et al. Conceitos dos discentes de enfermagem sobre aulas remotas. Diálogos em Saúde, v. 3, n. 1, p. 47-61, 2020. Disponível em: https://periodicos.iesp.edu.br/index.php/dialogosemsaude/article/view/275. Acesso em: 21 out. 2021.