INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NAS AÇÕES DE EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA
Palavras-chave:
extensões universitárias; pandemia; tecnologias.Resumo
Durante a pandemia de Covid-19, universidades federais recomendaram a suspensão das práticas presenciais de extensão universitária. Foi preciso repensar a configuração dos projetos ativos. Objetivo: relatar a experiência da Comissão de Extensão de um Hospital Universitário com uso de tecnologias para garantir a continuidade e das ações de extensão durante o período pandêmico. O uso de web conferência e a criação de uma comissão de extensões foram aspectos de destaque no relato. Conclusão: mesmo sem o contato presencial, foi possível dar continuidade às extensões através de tecnologias, que se mostraram capazes de manter ativo seu caráter relacional e formativo.
Downloads
Referências
BRASIL. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. (2018). Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014 - 2024 e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 out. 2021
FLORIANO, Mikaela Daiane Prestes et al. Extensão universitária: a percepção de acadêmicos de uma universidade federal do estado do Rio Grande do Sul. Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 9-35, jan./jun. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/38043/pdf. Acesso em: 21 out. 2021.
FREIRE, P. Extensão e comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977
GADOTTI, M. Extensão Universitária: para quê?. [S. L.]: [S. N.] 2017. 18 p. Disponível em:
https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf . Acesso em: 24 out. 2021.
MERHY, E.E.; FEUERWERKER, L.C.M. Novo olhar sobre as tecnologias de saúde: uma necessidade contemporânea. In: MANDARINO, A.C.S.; GOMBERG, E. (Orgs.). Leituras de novas tecnologias e saúde. São Cristóvão: UFS, 2009.
MOITA, F. M. G. S. C.; ANDRADE, F. C. B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 41, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gmGjD689HxfJhy5bgykz6qr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 out. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Conselho Universitário. Resolução n. 04/2018, de 19 de fevereiro de 2018. Regulamenta as Ações de Extensão como Componente Curricular Obrigatório nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFAL. Maceió: Conselho Universitário, 2018.