FONOAUDIOLOGIA E COVID-19
INOVAÇÃO E DESAFIOS NUM HOSPITAL PÚBLICO
Palavras-chave:
Fonoaudiologia; COVID-19; hospitais.Resumo
O objetivo é relatar experiência da atuação de um Serviço de Fonoaudiologia de um hospital universitário, destacando inovações e desafios no combate à Covid-19. Trata-se de um relato de experiência de vivência, no período de seis meses, no ano de 2021. Concluiu-se que a atuação do Serviço de Fonoaudiologia, apesar de ainda pouco conhecido na atuação junto aos pacientes com Covid-19, representou um essencial papel, especialmente frente aos casos de disfagia, sendo, assim, esse profissional considerado um importante suporte técnico a todo o processo terapêutico, habilitando, reabilitando e oferecendo uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO DE MEDICINA INTENSIVA BRASILEIRA (Brasil). Recomendações do Departamento de Fonoaudiologia da AMIB referentes ao atendimento aos pacientes portadores ou com suspeita de COVID-19 na terapia intensiva e no ambiente hospitalar. [S. l.]: AMIB, Departamento de Fonoaudiologia, 2020.
AMERICAN SPEECH-LANGUAGE-HEARING ASSOCIATION. Delivery Considerations in Health Care During Coronavirus/COVID-19. [S. l.]: ASHA, 2020.
BRASIL. Conselho Federal de Fonoaudiologia. O fonoaudiólogo no combate à Covid-19. Brasília, DF: CFF, 2020a.
BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus. Brasília, DF: MS, 2020b.
FURKIM, Ana Maria. PEREIRA, Elora Bion. Covid-19: Ineficiência da deglutição em pacientes internados em UTIs: Caracterização dos fatores prognósticos e preditivos. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 31, 2021., Florianópolis. Anais... Santa Catarina:
UFSC, 2021.
FRAJKOVA, Z. et al. Postintubation dysphagia during covid-19 outbreak-contemporary review. Dysphagia, v. 35, n. 4, 2020. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7255443/.
LIMA, M. S. et al. Preliminary results of a clinical study to evaluate the performance and safety of swallowing in critical patients with covid-19. Clinics, v. 75, 2020. Disponível em: