UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NA PREVENÇÃO DE DEFORMIDADES ARTICULARES E LESÕES POR PRESSÃO EM PACIENTES HOSPITALIZADOS
Resumo
O processo de adoecimento e de hospitalização de pessoas que apresentam dependência funcional e restrição ao leito gera riscos de desenvolvimento de contraturas articulares e lesões por pressão decorrentes da redução ou perda da mobilidade (CAZEIRO E PERES, 2010). Diante disso, a Terapia Ocupacional pode contribuir, no conjunto de intervenções interprofissionais da assistência hospitalar, na prevenção das complicações geradas pela síndrome do imobilismo.
Downloads
Referências
ARAÚJO, P. M. P. Adaptações. In: GREVE, J. M. A. Tratado de medicina de reabilitação. São Paulo: Roca, 2007. p. 325-329.
CAZEIRO, A. P. M.; PERES, P. T. A Terapia Ocupacional na prevenção e no tratamento de imobilização no leito. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, maio/ago. 2010, v. 18, n.2, p. 149-167.
RODRIGUES, A. V. N. et al. Órtese e Prótese. In: CAVALCANTI, A.; GALVÃO, C. Terapia Ocupacional: fundamentação & prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007