HOSPITAIS DO FUTURO
NOVAS TENDÊNCIAS HOSPITALARES DO DESIGN BASEADO EM EVIDÊNCIAS E DA NEUROARQUITETURA
Palavras-chave:
Design Baseado em Evidências, hospital do futuroResumo
Com a pandemia do novo coronavírus COVID-19 e as discussões on-line sobre o espaço hospitalar, torna-se evidente como é necessário pensar o hospital do presente e do futuro. O estudo justifica-se visto que apesar de pesquisas recentes apontarem sobre a influência do espaço para cura dos pacientes e para o bem-estar dos profissionais de saúde, acompanhantes e visitantes, os ambientes de saúde estão muito defasados em relação a estas novas tendências. Tem como Objetivo Geral, sintetizar diretrizes necessárias em uma ferramenta que possibilite aos gestores hospitalares um planejamento de ações de melhoria, considerando o impacto da infraestrutura no bem-estar do paciente, com foco em estratégias utilizadas nos Hospitais do Futuro. E como objetivo específico, propor um instrumento para avaliar se as áreas de recepção e quartos de internação do hospital implementam as estratégias com base nas novas tendências hospitalares do DBE e da Neuroarquitetura, com vistas a avaliar que pontos podem ser melhorados na infraestrutura hospitalar. A Revisão da Literatura aborda o DBE, Neuroarquitetura e Hospitais do Futuro. As pesquisas bibliográficas focaram estudos realizados no Brasil e no mundo. Os resultados obtidos encontram-se em uma tabela que sintetiza a ênfase encontrada na revisão de literatura das estratégias relacionadas a cada assunto e outra tabela que pode ser utilizada para diagnosticar o espaço, tanto em uma análise prévia e/ou durante e/ou após a intervenção no espaço.
Downloads
Referências
BENKE, Priscila. Ambientes hospitalares humanizados. ArqBrasil, São Paulo. [202-]. Disponível em: https://corporativo.arqbrasil.com.br/1535/ambientes-hospitalares-humanizados/. Acesso em: 10 set. 2020.
BITENCOURT, Fábio: A importância da iluminação e da arquitetura em ambientes hospitalar. [entrevista cedida a] Erlei Gobi. Revista Lume Arquitetura, ed. 59, p. 8, 2013.
COSTEIRA, Elza Maria Alves Costeira. A Arquitetura e o Hospital do Futuro: Humanização e Acolhimento em Ambientes de Saúde. Artigo FBH, 2019.Disponível em: https://www.academia.edu/39278494/A_Arquitetura_e_o_Hospital_do_Futuro_Humaniza%C3%A7%C3%A3o_e_Acolhimento_em_Ambientes_de_Sa%C3%BAde. Acesso em: ago.2020
OLIVEIRA, Marcio Nascimento de. Utilização de evidências nas decisões dos projetos para a saúde. HealthArq, n. 15, maio 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/15510433/Utiliza%C3%A7%C3%A3o_de_evid%C3%AAncias_nas_de
cis%C3%B5es_dos_projetos_para_a_sa%C3%BAde. Acesso em: 1 ago. 2020.
RANGEL, Juliana. Biofilia: O que é e como aplicar na arquitetura. Disponível em: https://sustentarqui.com.br/biofilia-na-arquitetura/. Acesso em: out. 2020. Submarino Amarelo é tema do primeiro tomógrafo humanizado. Disponível em:
http://www.thebeatles.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4371:subm
arino-amarelo-e-tema-do-primeiro-tomografo- humanizado&catid=25:beatles&Itemid=62 . Acesso em: jan. 2014