CONTRIBUIÇÃO ENERGÉTICA DOS GRUPOS ALIMENTARES DE ACORDO COM ACLASSIFICAÇÃO NOVA DE ALIMENTOS POR GESTANTES ATENDIDAS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ-ALAGOAS
Palavras-chave:
alimentação; gestação; ingestão alimentar.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a contribuição energética dos grupos alimentares de acordo com a classificação NOVA de Alimentos por gestantes atendidas em unidades de saúde no Município de Maceió, Alagoas. Trata-se de um estudo transversal onde foi aplicado questionário de frequência alimentar. Foram avaliadas 100 gestantes que apresentavam média de idade cronológica de 24,74 ± 6,35 anos. O grupo alimentar que mais contribuíram para o consumo energético foram os alimentos in natura ou minimamente processados(53,52%),seguido pelos alimentos ultraprocessados(28,69%), alimento processados(11,53%) e ingredientes culinários (6,24%).
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Sáude. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2. ed. Brasília: MS, 2014. 158p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. Brasília, DF: MS, 2020.
DAS, Jai K. et al. Nutrição para a próxima geração: crianças mais velhas e adolescentes. Annals of Nutrition and Metabolism , v. 72, n. 3, p. 56-64, 2018.
FURLAN, Caroline; CARLI, Graziela; KÜMPEL, Daiana Argenta. Excesso de peso e consumo alimentar de gestantes atendidas em unidades básicas de saúde. Revista saúde, Santa Maria, v.45, n. 2, 2019.
GRACILIANO, Nayara Gomes et al. Consumo de alimentos ultraprocessados reduz a qualidade global da dieta de gestantes. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 2, p.17, 2021.
SARTORELLI, Daniela Saes et al. A relação entre consumo de alimentos minimamente processados e ultraprocessados durante a gestação e obesidade e diabetes mellitus gestacional. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, n. 4, 2019.
TEIXEIRA, Caroline San Severino; CABRAL, Antônio Carlos Vieira. Avaliação nutricional de gestantes sob acompanhamento em serviços de pré-natal distintos: a região metropolitana e o ambiente rural. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 38, p. 27-34, 2016.
VITOLO, Márcia Regina. Nutrição da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2014.