A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO NA PRÁTICA DO PSICÓLOGO HOSPITALAR
Palavras-chave:
Psicologia; hospital; trabalho humanizadoResumo
Esta pesquisa teve como objetivo discutir sobre a importância da Humanização na prática do Psicólogo hospitalar. A discussão se deu através de leituras de referenciais teóricos que se destacam em suas pesquisas relacionadas ao tema. Desse modo, para chegar ao objetivo proposto, foram selecionadas algumas produções através de uma pesquisa virtual na base de dados Google Acadêmico, que serviram de fundamento para a análise desse estudo. Chegamos à conclusão de que o trabalho humanizado no hospital possui importância significativa e deve ser realizado em um trabalho multidisciplinar, que envolva todos os profissionais que compõem a equipe, pois essa busca não deve ser realizada apenas pelo psicólogo.
Downloads
Referências
ANGERAMI-CAMON, V. A. et al. Psicologia Hospitalar: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1995.
BORGES, R. F.; WALDOW, V. R. Cuidar e humanizar: relações e significados. Acta Paulista de Enfermagem, v. 24, n. 3, p. 414-418, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional deHumanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
CAMPOS, T. C. P. Psicologia Hospitalar: a atuação do psicólogo em hospitais. São Paulo: EPU, 1995.
CHIATTONE, H. B. de C. A Significação da Psicologia no Contexto Hospitalar. In: ANGERAMICAMON, V. A. (Org.). Psicologia da Saúde: um novo significado para a prática clínica. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning Edições, 2011, p. 145-233.
LIMA, T. C. S. ; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.