ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista; Estimulação Precoce; desenvolvimento.Resumo
Introdução: Há estudos que demonstram os benefícios da estimulação precoce no desenvolvimentode crianças com TEA. : Identificar através da literatura os benefícios da estimulação precoce no desenvolvimento de crianças com TEA. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura desenvolvida no portal da Biblioteca Virtual em Saúde. Foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde: Transtorno do Espectro Autista; Estimulação Precoce; Desenvolvimento. Artigos completos, de 2016 a 2021 e nos idiomas inglês eportuguês. Resultados: Foram selecionados 3 artigos. Constatou-se a importância da intervenção precoce para crianças com TEA. Conclusões: Faz-se necessário construção de pesquisas consistentes relacionadas ao tema.
Downloads
Referências
ADURENS, F. D. L.; MELO, M. D. S. Reflexões acerca da possibilidade de prevenção do autismo. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 150-165, abr. 2017. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282017000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 out. 2021.
ALMEIDA, F. S. et al. Avaliação de aspectos emocionais e comportamentais de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Aletheia, Canoas, v. 54, n. 1, p. 85-95, jun. 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942021000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 out. 2021.
COSSIO, A. D. P.; PEREIRA, A. P.; RODRIGUEZ, R. D. C. Benefícios e nível de participação na Intervenção Precoce: perspectivas de mães de crianças com perturbação do Espetro do Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, n. 4, p. 505-516, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000400003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/R35rZ3hfScgysfQrQckx6mC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 de out. 2021.
GRIESI-OLIVEIRA, K.; SERTIE, A. L. Transtornos do espectro autista: um guia atualizado para aconselhamento genético. Einstein, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 233-238, jun. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082017000200233&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 de out. 2021.
NASCIMENTO, Y. C. L. et al. Transtorno do Espectro Autista: detecção precoce pelo enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. Revista Baiana de Enfermagerm, Salvador, v. 32, e25425, 2018. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-86502018000100315&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 out. 2021. Acesso em: 18 out. 2022.
ONZI, F. Z.; GOMES, R. F. Transtorno do Espectro Autista: A importância do diagnóstico e reabilitação. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 12, n. 3, p. 188-199, 2015.
PEDRUZZI, C. M.; ALMEIDA, C. H. A. O jogo simbólico na intervenção fonoaudiológica de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Distúrbios da Comunicação, v. 30, n. 2, p. 1-242, 2018. DOI:10.23925/2176-2724.2018v30i2p-242-251. Acesso em: 18 out. 2021.
ROSI, F. S.; LUCERO, A. Intervenção precoce x Estimulação precoce na clínica com bebês. Tempo psicanalítico, Rio de Janeiro, v. 50, n. 1, p. 174-193, jun. 2018. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-48382018000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 out. 2021.